O Cais do Porto do Rio de Janeiro se tornará palco, de 21 a 24 de março, para uma experiência única de resgate cultural e musical. A Companhia Ensaio Aberto estreia o show-espetáculo “Canto Negro” no Armazém da Utopia, uma obra dirigida por Luiz Fernando Lobo e com direção musical de Túlio Mourão.
“Canto Negro” mergulha nas raízes da cultura afro-brasileira, resgatando a voz oprimida das senzalas, quilombos e pelourinhos. A obra dá voz aos novos Zumbis e Dandaras que lutam diariamente pelo empoderamento da população negra. Luiz Fernando Lobo destaca que o espetáculo “se desvia corajosamente de clichês da cultura de origem afro e revela a beleza e principalmente reafirma o formidável poder do discurso poético negro.”
O elenco de peso, composto por Fabiana Cozza, Mauricio Tizumba e Sérgio Santos, promete uma performance memorável. Fabiana Cozza, destacada como uma das importantes intérpretes da música brasileira contemporânea, é acompanhada por Mauricio Tizumba, artista multifacetado que dialoga entre diversas linguagens, e por Sérgio Santos, músico e vencedor de importantes festivais.
Com cenografia assinada por José Carlos Serroni e figurino de Beth Filipecki e Renaldo Machado, “Canto Negro” propõe um novo olhar e diálogo artístico entre cantores consagrados, atores, bailarinos e músicos. O repertório inclui canções de Chico Buarque, João Bosco, João Nogueira e Moacyr Luz.
A Companhia Ensaio Aberto, ocupante do Armazém da Utopia desde 2010, é reconhecida por revitalizar o Cais do Porto do Rio, democratizando o acesso aos bens culturais. Fundada em 1992 e dirigida por Luiz Fernando Lobo, a companhia se propôs a retomar o teatro épico no Brasil.
“Canto Negro” no Rio de Janeiro
Temporada: 21, 22, 23 e 24 de março (curta temporada)
Horário: 19h30
Local: Armazém da Utopia – Orla Conde – Armazém 6 – Cais do Porto – Rio de Janeiro (VLT: Parada Utopia/AquaRio)
Ingressos: grátis*
Capacidade de lotação: 500 pessoas
Classificação etária: Livre
Duração: 1h30
*Para agendamento de grupos entrar em contato através do telefone 98909-2402 (WhatsApp) ou através do e-mail publico@ensaioaberto.com.