Os contratempos e sentimentos de um casal, preso uma noite inteira no banheiro, logo no primeiro Dia dos Namorados desde que foram morar sob o mesmo teto, podem ser bem interessantes e divertidos. Mais ainda se os atores que os interpretam forem mesmo um par na vida real. Assim acontece com Fernanda Vasconcellos e Cássio Reis, em cartaz até o dia 20 de dezembro na comédia “Enfim, Nós”, no Teatro Clara Nunes, na Gávea, Zona Sul do Rio. É a primeira vez que os dois atores trabalham juntos e, segundo eles, a experiência tem sido de muito valor.
“É prazeroso porque veio para somar com experiências que buscávamos na carreira para experimentar várias possibilidades, livres de preconceitos e estereótipos para fortalecer cada vez mais nosso ofício”, conta a dupla. “Está sendo super produtivo porque juntamos nossos esforços em prol da peça e acabamos compreendendo mais os desafios apresentados na vida profissional de ambos”, explicam Fernanda e Cássio, namorados há dois anos e meio.
Escrita por Bruno Mazzeo e Cláudio Torres Gonzaga, “Enfim, Nós” já tem nove anos de estrada e fala dos personagens Zeca e Fernanda. Eles já foram vividos por diversos atores, entre eles o próprio Bruno, Fernanda Souza, Fabíula Nascimento, Regiane Alves, Marcius Melhem, Fernanda Rodrigues, Maria Clara Gueiros e Ricardo Tozzi. Cerca de 100 cidades e 300 mil pessoas já assistiram a peça.
Em “Enfim, Nós”, os personagens analisam seu relacionamento durante uma longa noite presos em um banheiro (Foto: Reprodução)A arte imitando a vida
Zeca e Fernanda, trancados no toalete, com não muito tempo de relacionamento, discutem sobre aquelas coisas que casais têm em comum: chatices, ciúmes, amores, cobranças. Em “Enfim, Nós”, a arte reproduz a realidade, com situações de conteúdo bem próximo ao que pode ser encontrado em grande parte das uniões. “As semelhanças são relacionadas às projeções que fazemos no outro no início da relação e com o tempo descobrimos que cada um tem suas manias e defeitos, cabe a você decidir conviver com eles ou não”, comenta Fernanda Vasconcellos.
Sobre ser parecida com Fernanda, ela explica que sua personagem acabou de sair da casa dos pais para dividir a vida com o marido, enquanto ela procura ser mais centrada e prática. “É muito romântica e muito feminina. Eu morei muitos anos sozinha até escolher dividir a vida com alguém”. Cássio Reis revela que a preparação dos dois para o espetáculo foi intensa e prazerosa. “Ensaiamos em pouco mais de um mês, com direção de Claudio Torres Gonzaga, que também é um dos autores e conhece a peça minuciosamente. Isso facilitou o entendimento dos personagens e nossos estudos”.
“Zeca é um cara de bem com a vida, que ama Fernanda e vive os conflitos e prazeres da vida a dois. Ele é bem diferente de mim, no jeito de ser”, explica Cássio Reis sobre seu personagem. O ator conta gostar muito do jeitão “boa praça” de Zeca e que isto o impulsiona a cada vez mais entender os atritos internos de seu papel. “Tem sido uma grande satisfação vivenciar o jeito Zeca de ser”.
Para 2016, ambos pretendem continuar com a peça e estudar ainda mais sobre atuação. “Gostamos dos desafios que nossa profissão oferece. No caso, os dois veículos são importantes”, contam eles, ao serem perguntados se preferem atuar em TV ou no teatro. E neste caso, a arte influencia a vida deles.
Peça “Enfim, Nós”
Datas e horários: Temporada até de 20 de dezembro, sexta e sábado, às 21h e Domingo, às 20h
Local: Rua Marques de São Vicente, 52/3º andar – Shopping da Gávea – Telefone: (21) 2274-9696
Ingressos: R$ 60 (inteira) / R$ 30 (meia entrada)
Gênero: Comédia
Classificação: 14 anos
Lotação: 435 lugares