Espetáculo ‘220 Cartas de Amor’ retorna ao Rio de Janeiro

No ano em que Cia de Teatro Íntimo completa 13 anos, espetáculo autoral e baseado em história verídica estreia nos palcos da zona sul carioca

220 Cartas de Amor (Foto: Divulgação/Jéssica Barbosa)
220 Cartas de Amor (Foto: Divulgação/Jéssica Barbosa)

Criado a partir de uma história de amor verídica, ratificada pelas cartas trocadas pelos pais do ator Renato Farias quando eram namorados, entre 1956 e 1962, o espetáculo “220 Cartas de Amor”, da Cia. Teatro Íntimo, retorna ao Rio de Janeiro em temporada no Teatro Poeirinha, de 7 de novembro a 12 de dezembro, celebrando os 13 anos da companhia. Ele morava em Porto Alegre e ela, em Santa Maria. Mesmo cinco décadas depois, ao abrir e ler as cartas, é possível perceber que o amor segue lá, vivo e turbulento como costuma ser. E traz consigo outras histórias de uma época em que as distâncias pareciam maiores e o tempo era realmente outro.

Os atores Renato Farias, gaúcho de Santa Maria, e Gaby Haviaras, catarinense de Florianópolis, se apropriam da correspondência de Maria de Lourdes Lang e Lourenço Renato Medeiros de Farias, sob a direção de Rafael Sieg. “Optamos por um caminho mais documental, mas com liberdade para algumas licenças poéticas. A dramaturgia se dá a partir da relação de amor construída através das cartas. A distância entre eles acabou nos parecendo fundamental para que o amor perdurasse.”, comenta o diretor do espetáculo.

O material encontrado por Renato após o falecimento de seu pai, em 1998, ficou guardado por quase 20 anos. “Eram mais de 300 cartas, e pensamos sobre a possibilidade de transformá-las em um espetáculo pela primeira vez há uns quatro anos, tendo em vista o nosso deslumbre frente ao potencial literário destes documentos. Ano passado, a partir de uma mobilização familiar, achei que era hora de colocar o projeto em prática”, relembra.

Quebrando estereótipos, “220 Cartas de Amor” apresenta um casal onde o homem não tem medo de ser romântico, lírico e delicado. Enquanto a mulher se permite ser mais retilínea, racional e objetiva – além de despojada e com uma atitude que, mesmo pelos padrões de hoje, pode ser considerada feminista. “Em um primeiro momento, pensamos em fazer um questionamento a partir dos nossos corpos em um espetáculo de dança, o que acabou não acontecendo. Mas a questão de gênero, de certa forma, persiste no espetáculo. No entanto, o mote da narrativa é o amor e a relação com o tempo”, finaliza Gaby.

Sinopse de “220 Cartas de Amor”

Espetáculo criado a partir das cartas trocadas pelos pais do ator Renato Farias, quando ainda eram namorados, entre 1956 e 1962. Ele morava em Porto Alegre e ela, em Santa Maria. Décadas depois, ao ler as cartas, é possível perceber que o amor segue lá, vivo e turbulento como costuma ser. E traz consigo outras histórias de uma época em que as distâncias pareciam maiores e o tempo era realmente outro.

“220 Cartas de Amor” no Teatro Poeirinha

Temporada: de 7 novembro a 12 de dezembro de 2018
Dias e horário: terças e quartas-feiras, às 21h
Local: Teatro Poeirinha – Rua São João Batista, 104 – Botafogo – Rio de Janeiro
Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada)
Vendas: site Tudus e na bilheteria do teatro
Duração: 80 minutos
Classificação: 12 anos
Informações: (21) 2537-8053