Início Teatro Espetáculo ‘Inimigo Oculto’ fica em cartaz na Zona Sul do Rio até...

Espetáculo ‘Inimigo Oculto’ fica em cartaz na Zona Sul do Rio até 27 de outubro

Com direção de Rodrigo França e Andrea Bordadagua, espetáculo itinerante, agora na Casa Rio, em Botafogo, coloca público como voyer para refletir sobre situações cotidianas

'Inimigo Oculto': espetáculo coloca público como voyer para refletir sobre situações cotidianas (Foto: Rodrigo Menezes)
'Inimigo Oculto': espetáculo coloca público como voyer para refletir sobre situações cotidianas (Foto: Rodrigo Menezes)
PUBLICIDADE

O palco pode ser uma casa, um apartamento ou qualquer cenário que nos remeta ao ambiente doméstico. Em “Inimigo Oculto”, o público é conduzido entre os cômodos e assiste cenas compostas por fragmentos de várias histórias que dispensam narração, pois todas são contadas através dos silêncios, diálogos e ações se tornando um voyer pronto para ver, sentir e refletir sobre as nuances das mais variadas relações que lhes são apresentadas. A peça, que reestreou no dia 6 de outubro, após temporada na Sala Baden Powel, fica em cartaz até o dia 27, na Casa Rio, em Botafogo, na Zona Sul do Rio.

“Inimigo Oculto” aproxima o público de cada cena. E, na medida em que o espectador se percebe em um cenário do cotidiano, onde as ações são cometidas pela maioria das famílias, o espetáculo faz o espectadores sentir e refletir sobre as variações das violências nossas de todos os dias: machismo, sexismo, racismo e tantos outros “ismos”.

Embora a violência sofrida pelas mulheres seja o mote do espetáculo, as cenas são compostas de muita sutileza, mas nem por isso menos angustiantes, pois a interferência realista é maior do que a ficcional. O cenário “doméstico”, onde o espectador está inserido, foi escolhido intencionalmente como palco dessa encenação para aproximar o público da realidade, causar empatia imediata e provocar sentimentos, no mínimo, desconfortáveis.

“Possibilitamos que as pessoas vejam o quanto naturalizamos diversas violências, transmitindo um olhar diferenciado sobre as relações abusivas. A montagem teve sua concepção sob o conceito de provocar empatia e dessa forma, desejamos que o público reflita a partir da experiência cênica e de sua própria vida”, comenta a diretora Andrea Bordadagua.

Durante a pesquisa, feita coletivamente, todos os atores perceberam já ter passado por algum caso de violência doméstica, direta ou indiretamente.

Sinopse de “Inimigo Oculto”

Buscando trazer empatia e reflexão, o espetáculo mostra, de forma itinerante, as diversas tipificações de violência à mulher: simbólica, psicológica, física, sexual e moral e como essas agressões foram romantizadas e naturalizadas.

“Inimigo Oculto” na Casa Rio

Temporada: de 6 a 27 de outubro
Horários: sábados, às 20h, e domingos, às 19h
Local: Casa Rio – Rua São João Batista, 105. Botafogo – Rio de Janeiro
Informações: (21) 2148-6999
Gênero: Drama
Duração: 50 minutos
Faixa Etária: 16 anos
Lotação: 40 lugares
Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)

PUBLICIDADE