'Inimigo Oculto': espetáculo coloca público como voyer para refletir sobre situações cotidianas (Foto: Rodrigo Menezes)
'Inimigo Oculto': espetáculo coloca público como voyer para refletir sobre situações cotidianas (Foto: Rodrigo Menezes)

O palco pode ser uma casa, um apartamento ou qualquer cenário que nos remeta ao ambiente doméstico. Em “Inimigo Oculto”, o público é conduzido entre os cômodos e assiste cenas compostas por fragmentos de várias histórias que dispensam narração, pois todas são contadas através dos silêncios, diálogos e ações se tornando um voyer pronto para ver, sentir e refletir sobre as nuances das mais variadas relações que lhes são apresentadas. A peça, que reestreou no dia 6 de outubro, após temporada na Sala Baden Powel, fica em cartaz até o dia 27, na Casa Rio, em Botafogo, na Zona Sul do Rio.

“Inimigo Oculto” aproxima o público de cada cena. E, na medida em que o espectador se percebe em um cenário do cotidiano, onde as ações são cometidas pela maioria das famílias, o espetáculo faz o espectadores sentir e refletir sobre as variações das violências nossas de todos os dias: machismo, sexismo, racismo e tantos outros “ismos”.

Embora a violência sofrida pelas mulheres seja o mote do espetáculo, as cenas são compostas de muita sutileza, mas nem por isso menos angustiantes, pois a interferência realista é maior do que a ficcional. O cenário “doméstico”, onde o espectador está inserido, foi escolhido intencionalmente como palco dessa encenação para aproximar o público da realidade, causar empatia imediata e provocar sentimentos, no mínimo, desconfortáveis.

“Possibilitamos que as pessoas vejam o quanto naturalizamos diversas violências, transmitindo um olhar diferenciado sobre as relações abusivas. A montagem teve sua concepção sob o conceito de provocar empatia e dessa forma, desejamos que o público reflita a partir da experiência cênica e de sua própria vida”, comenta a diretora Andrea Bordadagua.

Durante a pesquisa, feita coletivamente, todos os atores perceberam já ter passado por algum caso de violência doméstica, direta ou indiretamente.

Sinopse de “Inimigo Oculto”

Buscando trazer empatia e reflexão, o espetáculo mostra, de forma itinerante, as diversas tipificações de violência à mulher: simbólica, psicológica, física, sexual e moral e como essas agressões foram romantizadas e naturalizadas.

“Inimigo Oculto” na Casa Rio

Temporada: de 6 a 27 de outubro
Horários: sábados, às 20h, e domingos, às 19h
Local: Casa Rio – Rua São João Batista, 105. Botafogo – Rio de Janeiro
Informações: (21) 2148-6999
Gênero: Drama
Duração: 50 minutos
Faixa Etária: 16 anos
Lotação: 40 lugares
Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)