‘O Diário de Jim’ traz questões contemporâneas da adolescência e da juventude

Espetáculo entra em cartaz no Teatro Café Pequeno a partir de 2 de outubro

O Diário de Jim (Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Um filme inspira um jovem a produzir arte. Em tempos de crise para a cultura, é fundamental falar sobre a importância da arte na vida das pessoas, sobretudo na de adolescentes e jovens, que buscam seu lugar no mundo. A peça “O Diário de Jim” é exatamente fruto de uma busca do ator – e agora autor – Treison Lohan, de 25 anos. Inspirado no filme “Diário de um adolescente” – de 1995, estrelado por Leonardo Di Caprio -, Lohan escreveu “O Diário de Jim”, que estreia no dia 2 de outubro, no Teatro Municipal Café Pequeno, às terças e quartas-feiras, no horário das 22h.

Se o filme fala de um adolescente que, perdido no mundo das drogas, encontra uma motivação para a vida na literatura, a peça retrata a vida de um jovem resgatado do vício pela arte, mais precisamente pelo teatro. Autobiográfico, o texto de Treison Loran só poderia ser interpretado por ele mesmo.

Autor e ator, Loran construiu uma narrativa intimista, carregada de problemas que afligem os jovens contemporâneos – como bullyng, preconceitos, drogas – e com referências do universo atual, a exemplo das redes sociais e da dependência dos aparelhos de celular.

Sinopse de “O Diário de Jim”

Jim é um jovem de 17 anos, com pais separados, que sonha em se tornar um jogador de basquete profissional. Influenciado pelos amigos, ele acaba se envolvendo no mundo das drogas. O enredo conta a luta de Jim para se salvar e tentar refazer sua vida com a ajuda da mãe, num caminho difícil, mas que leva a um desfecho surpreendente.

“O Diário de Jim” no Rio de Janeiro

Temporada: de 02 a 31 de outubro de 2018
Horário: terças e quartas-feiras, às 22h
Local: Teatro Municipal Café Pequeno – Avenida Ataulfo de Paiva, 269 – Leblon – Rio de Janeiro/RJ
Ingressos: R$40,00 (inteira) e R$20,00 (meia-entrada)
Classificação: 14 anos