Início Teatro ‘O Edredom’ prorroga temporada gratuita na Zona Sul do Rio

‘O Edredom’ prorroga temporada gratuita na Zona Sul do Rio

Adaptação do conto homônimo problematiza a sexualidade e identidade que extravasam a definição homem e mulher

PUBLICIDADE

O monólogo infantil “O Edredom” prorrogou a temporada até este final de semana no Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho, Castelinho do Flamengo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Com sessões gratuitas, a montagem estrelada por Tauã Delmiro tem sessões aos sábados e domingos, sempre às 11 horas, até o dia 16 de agosto.

Adaptada do conto homônimo de Tauã Delmiro, a peça tem como personagem uma criança cansada de não saber se é menina ou moleque, tornando acessível a discussão da temática da sexualidade para todos os públicos.

Junto com sua equipe criativa, Tauã iniciou a adaptação do conto em dramaturgia cênica, experimentando a estética a ser desenvolvida no espetáculo com a construção de uma cena curta (Esquete), a qual foi vencedora do “VII Festival Niterói em Cena”, na mostra infanto-juvenil, nas categorias “Melhor texto” e “Melhor ator”. Venceu também o “III Festival Ziembinski de Esquetes” nas categorias “Melhor cena pelo Júri Popular”, “Melhor texto” e “2º Melhor cena do festival” (Mesmo não estando inserida numa categoria voltada para o público infanto-juvenil). Também foi vencedor na categoria “Ator”, no Festival de Esquetes de Fortaleza. A esquete em menos de um ano fora indicada em 11 categorias. A cena também participou de diversas mostras não competitivas, sempre com excelente recepção da crítica e do público.

O trabalho do coletivo, assim como o espetáculo, acredita que produções teatrais que trabalhem temas tabus, tornam-se essenciais para a reflexão das relações sociais e também para diluir tensões pré-formatadas no meio ao qual essas crianças estão inseridas. “Levar a criança à reflexão é também garantir seus direitos enquanto cidadão e com isso atuar no engajamento desta na luta contra o preconceito, a discriminação e as diversas formas de opressão”, acredita Tauã Delmiro.

“O Ederedom” dentre muitas questões, busca problematizar a questão da sexualidade, do sexo e do gênero, tomando como princípio de sua pesquisa, temas fundamentais contemporâneos, como a identidade e formas de se posicionar no mundo.

“O Edredom”

Temporada: até 16 de agosto
Horário: sábados e domingo, às 11 horas
Local: Castelinho Do Flamengo – Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho – Rua Dois de Dezembro – Praia do Flamengo – 158
Informações: (21) 2205-0655
Entrada: gratuita (distribuição de senhas 30 minutos antes do início do espetáculo)
Duração: 40 minutos
Classificação: Livre (Indicado para crianças a partir de 2 anos)

PUBLICIDADE