Início Teatro ‘O Lago dos Cisnes’ ganha versão infantil com temporada até agosto na...

‘O Lago dos Cisnes’ ganha versão infantil com temporada até agosto na Zona Norte do Rio

Peça fica em cartaz até 5 de agosto no Imperator, no Méier

"O Lago dos Cisnes" ganha versão infantil com temporada até agosto na Zona Norte do Rio (Foto: Janderson Pires)
"O Lago dos Cisnes" ganha versão infantil com temporada até agosto na Zona Norte do Rio (Foto: Janderson Pires)
PUBLICIDADE

O Centro Cultural João Nogueira, no Méier, na Zona Norte do Rio, será palco para a estreia do espetáculo infantil “O Lago dos Cisnes” no dia 21 de julho, às 16h. Com texto de Daniel Porto e direção de Alexandre Lino, o solo infantil trará a atriz Juliana Martins no papel de Odette. A partir do balé original de Tchaikovsky (1840-1893) a peça faz parte do projeto Música Clássica no Teatro para Crianças que levará ao público infantil grandes obras do universo erudito em formato de peças curtas em solos infantis. O espetáculo cumprirá curta temporada no Méier de 21 de julho a 5 de agosto aos sábados e domingos as 16h.

Em sua estreia no formato Solos para Crianças a peça inaugural será “O Lago dos Cisnes” (1875 – 1876) que nasce a partir do balé em quatro atos do compositor russo Tchaikovscky. Assim, inspirado nos originais (músicas e libreto) o espetáculo é uma amalgama para provocar experiências, além do teatro, que irá de encontro ao diálogo das artes para contar a história da princesa Odette e sua maldição. O propósito é estabelecer uma reaproximação com uma cultura quase esquecida e pouco difundida no Brasil. Trazer para as novas gerações o acesso a música clássica e com uma leitura atraente para toda a família. As nuances da música erudita vividas com a potência teatral trazendo o lúdico e a beleza em contornos abstratos, sutis e delicados.

Primeiro solo da atriz Juliana Martins em mais de 30 anos de carreira, a peça reúne dança, música e teatro físico.

“Nunca tinha passado por um processo desta forma, que exige um preparo físico muito grande. Tem sido transformador”, garante a atriz.

Além de estimular reflexões sobre o amor e as relações humanas esse é um projeto que nasce com a perspectiva de continuidade e irá transitar pelos balés de Tchaikovscky e na musicalidade de outros gênios como: Chopin, Beethoven e Vivaldi.

Com a curadoria e direção artística do ator, diretor e produtor Alexandre Lino, familiarizado e fã da música erudita, em 2010 produziu o espetáculo “Chopin & Sand: Romance sem Palavras” com texto de Walter Daguerre e direção de Jacqueline Laurence e direção musical do maestro Roberto Duarte. Lino também dirigiu o documentário ENSAIO CHOPIN que viajou diversos festivais no Brasil e exterior.

“A dimensão da obra de Tchaikovsky é da ordem do extraordinário. Antes de realizar esse trabalho foi preciso pedir licença e agradecer. Cada dia é uma nova descoberta para todos nós”, diz Alexandre Lino, diretor e idealizador.

Juliana Martins estreia solo infantil dia 21 de julho (Foto: Janderson Pires)
Juliana Martins estreia solo infantil dia 21 de julho (Foto: Janderson Pires)

“O Lago dos Cisnes” no Imperator

Estreia: 21 de julho (sábado) às 16h
Temporada: 21 de julho a 5 de agosto
Horário: Sábado e Domingo às 16h
Local: Centro Cultural João Nogueira – Imperator – Rua Dias da Cruz, 170, Méier
Ingressos: R$30,00 e R$15,00
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre (indicado para crianças a partir de 2 anos)
Gênero: Infantil
Capacidade: 607 lugares
Ingresso On-line: Ingresso Rápido

PUBLICIDADE