“Quero Ser Ziraldo” estreia 12 de setembro e segue até 29 de novembro no Teatro do Shopping Fashion Mall, na Zona Sul do Rio, todos os sábados e domingos às 17h30. A peça é uma colagem de textos adaptados por Luiz Estellita Lins, com a direção de Fernando Philbert e músicas originais de Mart’nália e Maíra Freitas. A obra é uma homenagem aos 82 anos do maior cartunista infantil do país.
Tendo como ponto de partida a pergunta “O que eu quero ser quando crescer?”, a história começa a ser contada através de seis crianças que estão em um ambiente indeterminado, que tanto pode ser um jardim ou um condomínio, cada uma com seu Smartphone, sem interagirem entre si, até que acontece um fato misterioso: um trovão acaba com o sinal da internet. Sem seus brinquedos eletrônicos elas são obrigadas a brincar de faz de conta, com as histórias do livro de Ziraldo que estava na mochila de uma das crianças.
Os protagonistas Clarinha e Zeca juntam-se a Ziraldo, que aparece como personagem na peça, para ir até à lua. No caminho encontram os Zélens, meninos da Lua, descobrem a cor Flicts, veem o astronauta perdido e sua namorada, são ajudados pela Super Mãe e Super Vó, unem a Turma do Pererê, e viajam de balão. Ao final descobrem que as pessoas diferentes também podem ser muito legais. A turma descobre que a imaginação é um grande brinquedo maior até que o mundo dos games e eletrônicos.
O espetáculo nasceu em 2004 quando Ziraldo foi inaugurar uma creche que levava o seu nome, na cidade de Castro, no Paraná. Na ocasião, o diretor Fernando Philbert fez uma montagem curta no teatro da cidade, em uma peça que contava a história de um menino que queria ser Ziraldo. O cartunista ficou encantado e, ao final do espetáculo, pediu que a montagem fosse para o Rio de Janeiro.