O Google lança hoje, 10 de novembro de 2015, uma função dentro do aplicativo Google Maps para dispositivos Android que permite baixar os mapas localmente para o gadget e ser guiado curva a curva por voz sem precisar de internet móvel.
Nesta primeira fase, o recurso de navegação offline vai funcionar apenas nas rotas de carro. Também vale destacar que o status do trânsito não é atualizado durante a navegação offline, já que depende das informações em tempo real.
“Sem conexão, você poderá navegar pelo mapa, dar zoom, solicitar rotas e navegação curva a curva para carros. É quase como uma volta ao passado, é aquele seu primeiro GPS que não tinha internet”, afirmou Marcus Leal, gerente de Google Maps para a América Latina, durante um evento para jornalistas realizado na sede da empresa, em São Paulo. “Agora, você pode queimar o seu guia de ruas”, disse o executivo. Ainda será possível pesquisar estabelecimentos, como um bar ou restaurante.
A economia de dados não é o foco do Google com a atualização para o modo offline, mas sim a performance. Quando você vai para uma área sem sinal de internet ou com conexão muito ruim, ou ainda um túnel muito longo, o aplicativo continua a funcionar de maneira rápida sem que o usuário fique sem informações e se perca no caminho. Desta forma, a rota continua a ser tratada localmente no dispositivo e assim que a internet voltar o tempo real retorna, tudo sem que o usuário perceba.
“Se você estiver no estacionamento do shopping, no subsolo, o Maps vai usar os dados locais para navegar”, declarou Leal, explicando um possível cenário de uso.
A versão 9.17 do aplicativo começa a chegar a alguns usuários ainda hoje, 10 de novembro, mas ela só deve chegar a todos os smartphones Android daqui a uma semana. A edição para iPhones também está prevista, mas sem data prevista ainda pelo Google.
As pessoas que não têm planos de internet móvel com muitos dados para gastar podem tirar ainda mais proveito da novidade. A solução é utilizar o aplicativo com o smartphone no modo avião, mas com a geolocalização ativa.
Para conseguir navegar sem internet, é preciso fazer previamente o download dos mapas da região que para a qual você vai. O limite sugerido de cada mapa é de 400 MB, mas o usuário pode optar por baixar os dados de navegação de uma região maior, com no máximo 50 quilômetros quadrados. Para fazer download, basta pesquisar o endereço desejado e deslizar o dedo de baixo para cima no app. A partir daí, é preciso delimitar a área do mapa e iniciar o download. Recomenda-se que o usuário esteja conectado a uma rede Wi-Fi para isso.
Cada mapa baixado tem duração de 30 dias no smartphone do usuário e, passado esse período, ele pede renovação. A ideia é evitar que dados desatualizados prejudiquem a experiência de uso do Maps.