A Apple liberou nesta quarta-feira, dia 16 de setembro, o iOS 9, nova versão do sistema operacional para iPhones, iPads e iPods touch. O novo iOS tem um modo para economizar bateria, em que o aparelho funciona com baixa energia. Com ele, será possível salvar até três horas extras de bateria.

De acordo com a Apple, basicamente todos os dispositivos da Apple que rodam o iOS 8 podem receber a atualização para o iOS 9; do iPhone 4S para cima. Já em relação aos iPAds, o único que fica de fora é o iPad original, lançado em 2010. O iOS 9 está disponível do iPad 2 em diante, incluindo o iPad Aire iPad mini. Apenas os modelos de iPod da 5ª e 6ª gerações vão receber o update.

Uma das novidades do iOS 9 é a Siri, assistente virtual comandado por voz que a partir de agora estará mais integrada a todos os outros recursos do sistema. Ela não apenas responderá solicitações, mas também fará sugestões. O Spotlight, que exibe elementos dentro do aparelho, dará dicas do que ver baseado em indicações da Siri.

O Notes também foi melhorado para permitir desenhos e anotações feitas com os dedos sobre a tela sensível ao toque. O aplicativo passará a receber conteúdo diretamente do Safari, Maps e outras ferramentas.

Já o Maps passará a exibir o trânsito e as opções de transporte de uma região. A função está liberada, por enquanto, para algumas cidades selecionadas, como Nova Iorque e São Francisco (EUA) e Shenzen (China).

Novo sistema operacional iOS 9 será liberado pela Apple hoje (Foto: Reprodução/Apple)

Conheça o News

A Apple também divulgou a criação de um novo aplicativo de notícias. O News é um sistema para que veículos de mídia publiquem seus conteúdos diretamente nas plataformas da Apple. Esse serviço é similar ao Articles, do Facebook. Além de fotos, textos, vídeos e áudios, será possível a inclusão de animações.

Novo sistema operacional necessita de menor espaço para instalação

Para instalar o novo sistema operativo da Apple terá de ter 1.3GB de espaço livre no seu iPhone e iPad. De acordo com a análise realizada pelo The Wall Street Journal, o mais recente sistema operativo da Apple exige muito menos espaço que o iOS 8. Esta última versão, lançada em setembro do ano passado, acabou por originar muitas queixas dos utilizadores que achavam o tamanho grande demais e que tiveram problemas na instalação.