Agatha Moreira vem recebendo elogios do público e da crítica especializada pela sua atuação como a modelo Giovanna, de “Verdades Secretas”. Ela também está na atual formação do “Dança dos Famosos”, quadro de sucesso do programa Domingão do Faustão.

Em entrevista para o Almanaque da Cultura, a jovem atriz fala sobre sua carreira como modelo, de seu primeiro papel como protagonista da TV Globo, das cenas de sexo como Giovanna na atual novela das 21h, de como lida com a fama e sobre a experiência de participar de uma competição de dança na televisão.

Almanaque da Cultura: Você começou a sua carreira de atriz de TV já como a Ju, protagonista em Malhação em 2012. Como foi a experiência de estrear na TV logo como protagonista e quais foram as suas maiores dificuldades neste papel?
Agatha Moreira: Não esperava encarar uma protagonista logo de cara, mas eu estava muito feliz com o desafio e desafios para mim sempre são prazerosos. O que eu aprendi lá em um ano com aquelas pessoas incríveis e generosas eu não aprenderia em cinco anos em nenhuma escola.

Almanaque da Cultura: Como foi ter que começar a lidar com a fama?
Agatha Moreira: Não tenho nenhum conflito com isso, mas acho engraçado e até hoje tem vezes que não assimilo direito, acho muito doido as pessoas quererem tirar foto comigo. Mas ao mesmo tempo é muito gostosa essa resposta do público porque é para eles que fazemos! Para que chorem, sorriam e vivam a história com a gente então é muito ter esse retorno da galera que gosta e admira e reconhece nosso trabalho.

Almanaque da Cultura: Antes desta oportunidade você era modelo e tinha participado apenas de uma peça. Como foi esse momento de transição entre a Agatha modelo e a Agatha atriz. Você sempre quis ser atriz ou foi uma vontade que foi crescendo junto com a carreira de modelo?
Agatha Moreira: Depois de estar no palco tive a certeza de que era isso que eu queria para minha vida, mas ainda precisava juntar dinheiro para bancar meus cursos de teatro. Por isso decidi fazer uma última viagem como modelo para juntar dinheiro. Nesse meio tempo surgiu a oportunidade de fazer o teste para Malhação e como não estava no Brasil mandei um vídeo e tudo deu certo graças a Deus! Mas já estava bem esclarecida quanto a vontade de ser atriz e deixar de modelar, as duas coisas nunca se misturaram.

Almanaque da Cultura: Depois de Malhação veio o convite para a novela “Em Família”, de Manoel Carlos, para dar vida a problemática Gisele. Quais foram as maiores dificuldades de fazer este papel?
Agatha Moreira: Era uma grande responsabilidade sair de Malhação e cair direto em uma novela das 21h e ainda por cima do Maneco! Fazer uma novela das 21h tem outro ritmo que eu não conhecia na época, mas foi muito bom poder aprender com cada um ali. Chega um momento em que você só precisa parar, prestar atenção, ouvir, aprender e fazer seu trabalho da melhor a cada dia.

Almanaque da Cultura: É verdade que os fãs da Ju, de Malhação, estariam “chocados” com a sua personagem Giovanna, de “Verdades Secretas”, se transformar em uma garota de programa?
Agatha Moreira: Um pouco sim! Elas são muito diferentes. As pessoas comentam “A Ju ficaria horrorizada com as coisas que a Giovanna faz!” Eu me divirto!

Almanaque da Cultura: Como está sendo a repercussão do público na rua?
Agatha Moreira: Maravilhosa, me param para falar da Giovanna, gosto de bater um papo com as pessoas. O mais legal da novela é que a trama é o que se sobressai sempre, desde o início a trama sempre esteve acima de qualquer nudez.

Almanaque da Cultura: Você teve que realizar algum “laboratório” para compor a personagem?
Agatha Moreira: Sim, tivemos três meses de preparação com o Eduardo Milewicz, Sergio Penna e a maravilhosa fonoaudióloga Leila Mendes. Neste processo fizemos aula de corpo, prosódia (porque a história se passa em São Paulo), voz, assistimos filmes, lemos livros, fizemos laboratório de festas e situações de adolescentes. Tive que buscar milhares de referências! Não tive como buscar a Giovanna na realidade de ninguém, não tinha ninguém que eu conhecesse que fosse como ela.

Almanaque da Cultura: Você tem dificuldade em gravar as cenas de Giovanna como garota de programa?
Agatha Moreira: Não tenho, todas as cenas são igualmente importantes e requerem a mesma dedicação e tranquilidade. Uma cena de sexo não é mais ou menos importante que outra apenas pelo contexto. Fico muito tranquila sempre, pois o foco é contar a história da Giovanna.

Almanaque da Cultura: Quais as cenas mais complicadas que você teve que gravar até agora em “Verdades Secretas”? Você está feliz com o resultado?
Agatha Moreira: A cena em que o Alex descobre que a Giovanna estava fazendo programa. Estava ansiosa para gravar esta cena desde o começo da novela, foi muito importante para mim. Estou super feliz com o resultado e com a resposta do público. 

Almanaque da Cultura: Como está sendo a experiência de participar da Dança dos Famosos?
Agatha Moreira: Está sendo um grande desafio e ao mesmo tempo delicioso poder aprender a cada dia mais o que meu corpo é capaz de fazer na dança. Não tenho nenhuma expectativa, mas estou adorando aprender todos os ritmos.