Aílton Graça faz parte do elenco de “Totalmente Demais“, nova novela das sete da TV Globo, que estreia em 9 de novembro. O ator conversou com o Almanaque da Cultura e falou um pouquinho do mulherengo Florisval. Segundo ele, o personagem foi inspirado no Mr. Catra. “Eu estou me baseando no Mr. Catra (risos). Acho que ele é a coisa mais moderna que a gente tem. Em termos de ter muitas mulheres. O personagem é a definição do ‘poliamor'”, relatou o artista.
Almanaque da Cultura: Fale um pouquinho do Florisval. Ele será bem divertido, né?
Aílton Graça: Espero que ele seja bem divertido. Eu gosto de fazer todos os tipos de personagens. Gosto de ir do personagem dramático ao personagem que tem uma carga maior de humor. Eu tenho essa facilidade com o humor. Sou palhaço de circo. Eu gosto desse exercício dentro da teledramaturgia. Na novela eu tenho quatro mulheres e ele diz que todas são oficiais. Ele é um cara apaixonante. É um homem de famílias (risos).
Almanaque da Cultura: Como é a relação dele com essas mulheres?
Aílton Graça: Isso tem que ficar bem claro. Ele se envolve com as mulheres e tem como o grande Deus dele o Mr. Catra (risos). Ele segue os passos do Catra. Ele teve dois filhos com a personagem da Malu Galli. Ele cria relacionamentos com essas mulheres. Não é uma coisa só sexual. Ele se envolve mesmo. Algumas mulheres gostam de amantes e outras de flores. Então Florisval vai nelas (risos). Ele é o motorista da Carolina e vive em Curicica (bairro da Zona Oeste do Rio). Ele é uma figura!
Almanaque da Cultura: Ele guarda algum segredo da Carolina?
Aílton Graça: Eu não sei se tem algum segredo, mas sei que ele escuta muita conversa dentro do carro e isso pode render algo lá na frente. Entretanto, a Carolina é muito parceira dele. Quando ele vai preso, quem vai defender ele é a Carolina. Ela é meio que um anjo da guarda no caminho dele.
Almanaque da Cultura: E a relação com os filhos?
Aílton Graça: É uma relação bem engraçada. Tem um que é apaixonado por futebol. Vai ter uma história muito interessante com ele e ele desconstrói algumas características do professor de educação física do menino. O professor ensina uma ética e ele ensina outra (risos).
Almanaque da Cultura: E como foi à preparação para compor o Florisval?
Aílton Graça: Fiz uma preparação maravilhosa durante três meses. A nossa preparação dessa vez foi em cima de teatro e cinema. Tivemos uma antecedência muito grande de preparação. E isso fez uma grande diferença. A cumplicidade do elenco de estar convivendo junto também ajuda demais. O elenco está convivendo junto há sessenta dias. Pra gente, essa preparação foi muito importante. Isso possibilita um avanço artístico. A gente quer correr riscos novamente fazendo uma novela. Essa novela possibilita isso. Da gente ousar um pouquinho mais.
Almanaque da Cultura: E você continua encenando o espetáculo “Intocáveis”?
Aílton Graça: Eu estou viajando com a peça. Está sendo um pandemônio em minha cabeça também. Não vou conseguir fazer as duas coisas. Não sei como estou conseguindo ainda. Gravar e encenar espetáculo. Eu vou interromper a turnê assim que estrear a novela. Porque o nosso ritmo aqui vai ser muito intenso. Muito intenso. São quatro mulheres. Cinco contando com a patroa, a Carolina. Não dá! Tem que ter energia para segurar o rojão.
Almanaque da Cultura: E quais suas referências para compor o personagem?
Aílton Graça: Eu estou me baseando no Mr. Catra (risos). Acho que ele é a coisa mais moderna que a gente tem. Em termo de ter muitas mulheres. O personagem é a definição do “poliamor” – mistura de poligamia e amor. Estou adorando fazer.