Aisha Jambo é formada em dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e por onde quer que passe a modelo e atriz vem trilhando uma trajetória de sucesso. A artista iniciou sua carreira televisiva como a estourada Naomi ao lado do talento de Cauã Reymond, também estreante na ocasião na novela teen “Malhação” (2000), da TV Globo em 2000. De lá para cá Aisha já soma quase dez novelas no currículo. Despontou como a protagonista de “Natália”, série exibida na TV Educativa, atuou recentemente como Radina na novela “Os Dez Mandamentos” e pôde ser vista na última semana na telinha em “Alemão“, filme que virou minissérie na TV Globo.

Destaque por sua beleza e simpatia, a atriz prova que dá conta do recado nas cenas mais dramáticas. Em “Alemão”, filme que conta a história real da ocupação do Morro do Alemão no Rio de Janeiro, a atriz surpreendeu pelo destaque que imprimiu a sua personagem Letícia namorada de Carlinhos, personagem de um dos policiais da trama interpretado por Marcello Melo Jr.

Em rápida conversa com o Almanaque da Cultura, Aisha Jambo comentou sobre a questão da violência urbana: “As políticas sociais do governo tentam minimizar a situação de risco, mas ainda falta muito” para então concluir “um ponto delicado e que precisa ser bastante discutido é a descriminalização das drogas”.

Aisha Jambo é Letícia no longa-metragem “Alemão” (Foto: Reprodução)

Almanaque da Cultura: Como foi escolhida para o elenco?
Aisha Jambo: Quem me convidou para participar do filme foi a Ana Rios, assistente de direção, filha do Luis Henrique Rios, diretor com quem eu havia trabalhado por dois anos em “Malhação”.

Almanaque da Cultura: Você fez algum laboratório para o filme?
Aisha Jambo: Sim! Fizemos alguns encontros, acho que três, e foram muito importantes para o resultado do trabalho.

Almanaque da Cultura: Uma vez que lida com violência e as relações entre policiais e bandidos, como foi o trabalho de preparação para “Alemão”. Vocês tiverem algum treino para as cenas de ação?
Aisha Jambo: Tivemos sim. Os meninos que precisavam segurar armas fizeram treinamentos especiais para o manejo do objeto. Eu fiz laboratórios com o Marcello Melo Jr. para ganharmos intimidade em cena e também com o JB e com o Cauã, os chefes do tráfico.

Almanaque da Cultura: O que o público que vê “Alemão” pode esperar da obra? 
Aisha Jambo: Um filme de ação com uma história envolvente dramas românticos e familiares. Um pouco da complexidade da vida nas comunidades do Rio.

Almanaque da Cultura: Como você encara a questão da violência urbana hoje no Brasil?
Aisha Jambo: É bastante complexa a questão. As políticas sociais do governo tentam minimizar a situação de risco, mas ainda falta muito. Um ponto delicado e que precisa ser bastante discutido é a descriminalização das drogas.

Aisha Jambo como Radina na novela “Os Dez Mandamentos”, da Record (Foto: Divulgação)

Almanaque da Cultura: Recentemente você atuou na novela “Os Dez Mandamentos”, fale um pouco sobre esta experiência!
Aisha Jambo: Está sendo um enorme prazer atuar junto de grandes atores que também são amigos. A história é envolvente e a direção muito competente. Gravamos muitas cenas épicas maravilhosas.

Almanaque da Cultura: Você acredita que os atores e atrizes negros tem espaço na mídia hoje?
Aisha Jambo: Ainda não.

Almanaque da Cultura: Quais são os projetos futuros?
Aisha Jambo: Muito cinema e novos desafios na televisão e no teatro.