Ficção e realidade se misturam na série “Alemão, os dois lados do Complexo”, que estreia no dia 12 de janeiro, na TV Globo. A história gira em torno de cinco policiais no meio de uma guerra, encurralados na comunidade do Alemão, no Rio de Janeiro, prestes a ser invadida pelas forças de segurança do estado. Com quatro episódios, a série é um desdobramento do longa-metragem “Alemão”, da produtora RT Features com direção de José Eduardo Belmonte, enriquecida por cenas reais da cobertura da invasão do Complexo feita pela Globo.

Alemão – Valadares (Antonio Fagundes) e Samuel (Caio Blat)

Belmonte, que assina também a versão para a TV com um novo roteiro, rodou cenas inéditas e contou com o apoio do Jornalismo da Globo na seleção e cessão das imagens que fizeram o Brasil parar em frente à TV, em novembro de 2010, como as da fuga de centenas de traficantes armados feitas pelo Globocop. O trabalho jornalístico rendeu a Globo o prêmio Emmy Internacional na categoria “Notícia” em 2011. No elenco da série, nomes como Antonio Fagundes, Cauã Reymond, Caio Blat, Otávio Müller, Gabriel Braga Nunes, Marcello Melo Jr e Milhem Cortaz.

Alemão – Samuel (Caio Blat)

Em meio à tensão crescente gerada pela expectativa de que, a qualquer momento, as forças de segurança do estado invadirão o Complexo do Alemão, tudo o que Doca (Otávio Muller), Danillo (Gabriel Braga Nunes), Carlinhos (Marcello Melo Jr), Branco (Milhem Cortaz) e Samuel (Caio Blat) querem é sair de lá com vida. Há meses, o grupo está infiltrado no morro, misturado aos moradores, em uma operação secreta comandada pelo delegado Valadares (Antonio Fagundes, em participação especial). Depois de terem as suas identidades descobertas por Playboy (Cauã Reymond), o chefe do tráfico, os policiais têm a cabeça colocada a prêmio e a única chance de se salvarem é conseguir fugir do morro antes da invasão.