Com três discos no currículo, sendo o mais recente deles chamado “Aquário” (2013), o grupo carioca Tono é o destaque do próximo programa Cultura Livre de quarta-feira, 8 de julho. Formada por Ana Claudia Lomelino, Rafael Rocha, Bruno Di Lullo e Bem Gil, este último filho de Gilberto Gil, a banda conversa com Roberta Martinelli e interpreta canções de seus três álbuns.
O programa traz também uma matéria com o produtor norte-americano Victor Rice, que vive no Brasil desde 2002 e já trabalhou com nomes como Marcelo Camelo, Mallu Magalhães, Karina Buhr, Bixiga 70 e, mais recentemente, Tulipa Ruiz. Roberta foi até o estúdio de Rice, localizado no 30º andar do Edifício Copan, em São Paulo, para ver como é feita a mixagem de um disco.
Comandado por Roberta Martinelli, o Cultura Livre foi finalista ao Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) de 2014, na categoria Programa de Variedades. A cada edição o Cultura Livre recebe um músico ou grupo convidado para falar a respeito de sua carreira e mostrar algumas composições. A interação com o público é um destaque da atração: por meio das redes sociais e de uma chat-line, os telespectadores podem enviar suas perguntas e comentários aos artistas.
Criado originalmente em 2009 na Rádio Cultura Brasil, o programa estreou na TV em 2011. Em sua primeira temporada televisiva, o Cultura Livre foi pioneiro ao usar imagens gravadas por telefone celular. Cultura Livre é a música brasileira de hoje.