O documentário inédito “Santos Dumont, O Céu na Cabeça” estreia com exclusividade no Curta! no dia 19 de julho, às 22h. Dirigido por Eder Santos e Monica Cerqueira, o longa-metragem revela a trajetória pessoal e profissional do aviador brasileiro Alberto Santos Dumont.
A produção reúne imagens de arquivo, recortes de jornais e documentos pessoais do inventor. Entrevistas com pesquisadores brasileiros, franceses e americanos complementam a narrativa. O historiador Alberto Dodsworth, sobrinho bisneto de Santos Dumont, descreve-o como um herói: “Santos Dumont é um brasileiro fascinante, eu diria que é um herói”.
Dumont, filho de um engenheiro e cafeicultor, apaixonou-se ainda cedo pelas histórias de Júlio Verne. Influenciado pela literatura e pelas inovações tecnológicas da época, ele começou a estudar e experimentar formas de voar. Em 1901, ele ganhou notoriedade ao ser o mais rápido a dar uma volta na Torre Eiffel com um dirigível. Em 1906, Dumont conquistou o Prêmio Archdeacon e o Prêmio do Aeroclube da França ao voar 200 metros com o 14-Bis, o primeiro avião mais pesado que o ar.
A Primeira Guerra Mundial trouxe um peso à vida do inventor. Ele se entristeceu ao ver suas invenções usadas como armas. De volta ao Brasil, abandonou os estudos na aviação e se dedicou à vida no campo. Em 1932, profundamente afetado pelo uso bélico de suas criações, tirou sua própria vida.
“Santos Dumont, O Céu na Cabeça” é uma produção da Trem Chic viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual. O documentário estará disponível também no CurtaOn – Clube de Documentários, acessível pelo Prime Video Channels, Claro TV+ e no site CurtaOn.com.br um dia após a estreia.