Documentário sobre Taylor Mac estreia 27 de junho na HBO

Filme apresenta a performance de 24 horas de Taylor Mac, que contextualiza a história americana por meio de canções populares de 1776 a 2016.

O documentário original da HBO, “Taylor Mac Apresenta: 24 Décadas de História da Música Popular”, produzido e dirigido pelos cineastas vencedores do Oscar® Rob Epstein e Jeffrey Friedman (“O Outro Lado de Hollywood” da HBO e “Linda Ronstadt: The Sound of My Voice”), estreia na terça-feira, 27 de junho, às 22h, na HBO e na HBO Max. A produção esteve entre os selecionados do Festival de Cinema de Tribeca 2023.

Em 2016, Taylor Mac apresentou uma experiência única de teatro imersivo de 24 horas diante de uma plateia ao vivo no St. Ann’s Warehouse, no Brooklyn. O show ofereceu uma versão alternativa da história dos Estados Unidos, contada por meio da música popular desde a fundação da nação até o presente, com Mac se transformando a cada hora, vestindo trajes elaborados específicos de cada década feitos por Machine Dazzle, colaborador de longa data do artista.

O documentário “Taylor Mac Apresenta: 24 Décadas de História da Música Popular” captura a atuação brilhante de Mac em Nova York, juntamente com filmagens de outros shows da turnê, que foram exibidos em todo o mundo. No show, Mac e 24 músicos interpretam 24 canções, variando de “Yankee Doodle” a “Gimme Shelter”, “Born to Run” e “Gloria”.

Com performances musicais impressionantes, interpretações históricas surpreendentes e reveladoras, brincadeiras cômicas e interações com o público, a performance é intercalada com entrevistas íntimas fora do palco com Mac e seus colaboradores mais próximos. Em entrevistas, Mac, que usa o pronome de gênero “Judy”, descreve a história pessoal e o objetivo artístico de Judy “para sonhar a cultura adiante”. O filme também oferece uma visão dos bastidores do trabalho do figurinista Machine Dazzle, que incorpora referências elaboradas e bem-humoradas da vida americana em cada uma das 24 décadas representadas nos trajes extravagantes de Mac.

Participam do filme Taylor Mac, bolsista “Genius” da MacArthur e finalista do Prêmio Pulitzer, acompanhado na tela pelo codiretor de palco Niegel Smith, diretor musical Matt Ray, figurinista Machine Dazzle e designer de maquiagem Anastasia Durasova. No palco, Mac é acompanhado pelas cantoras Erin Hill, Steffanie Christian, Heather Christian, Thornetta Davis e Anais Mitchell, entre outras, junto com uma orquestra de 24 músicos.