'Rainhas Além da Avenida' reúne Erika Januza, Sabrina Sato e Fabíola de Andrade no episódio final
Sabrina Sato (na primeira foto) e Fabíola de Andrade (na segunda foto) com Erika Januza (Foto: Ique Esteves)

O programa ‘Rainhas Além da Avenida‘, apresentado por Erika Januza, chega ao fim com a exibição do último episódio na sexta-feira, 7 de abril, às 21h, no canal GNT. No sábado seguinte, o conteúdo também estará disponível no Globoplay para assinantes do pacote Globoplay + canais ao vivo. A edição de encerramento conta com a participação de Sabrina Sato e Fabíola de Andrade, rainhas de bateria de escolas de samba reconhecidas no Carnaval brasileiro.

Além dos encontros com as convidadas, o episódio marca a despedida de Erika Januza do posto de rainha de bateria da Unidos do Viradouro, cargo que ocupou até o desfile do Carnaval 2025.

Conversa com Sabrina Sato no barracão da Vila Isabel

A primeira parte do episódio se passa no barracão da Unidos de Vila Isabel, escola da qual Sabrina Sato é rainha de bateria há 15 anos. A apresentadora divide com Erika sua visão sobre o Carnaval e sua ligação com a festa popular.

“O segredo do nosso carnaval é esse: acho que gosta de carnaval quem gosta de gente. Para mim, o carnaval foi onde eu encontrei esse calor humano. Aqui na Vila Isabel, eu sinto um amor, como se eu estivesse na minha casa”, afirmou Sabrina durante a gravação.

Erika Januza concordou com a fala da colega e acrescentou: “É assim que eu me sinto também”.

Durante a conversa, Sabrina também comentou sobre as críticas que as rainhas recebem ao longo do tempo. “Acho que a gente reina sendo a gente mesma, a gente reina ouvindo muita gente, mas sem deixar isso penetrar na nossa alma. É tanta coisa que a gente escuta, só que eu finjo que não escuto. Porque isso não é verdade. O que é verdade é o que a gente sonha, realiza, quer, deseja. O que uma comunidade quer, deseja. O carnaval que é de verdade”, explicou.

Erika destacou o acolhimento que recebeu na Viradouro: “A comunidade sempre me acolheu muito bem, um carinho que eu não tenho explicação. Se eu não sentisse todo esse amor, nada seria possível”.

Além da conversa, o programa acompanhou um ensaio de Sabrina Sato, que também é rainha de bateria da Gaviões da Fiel, escola paulistana pela qual desfila há mais de 20 anos.

Fabíola de Andrade fala sobre trajetória na Mocidade

Na segunda parte da atração, Erika visita a casa de Fabíola de Andrade, rainha de bateria da Mocidade Independente de Padre Miguel. Fabíola relembra o início de sua trajetória no Carnaval carioca e sua relação com a comunidade da escola.

“Quando eu vim pro Rio e tive a oportunidade de ser musa, foi muito lindo. Eu fui musa (da Mocidade) em 2014, 2015 e 2016. Lembro que desde essa época sempre tive vontade e essa curiosidade de ser Rainha. Quando eu anunciei que ia ser Rainha que eu passei a frequentar mais a escola, que eu me apeguei demais à comunidade. Eu sempre fui apaixonada pela Mocidade, mas foi quando eu senti aquele sentimento de amor mesmo, sabe?”, declarou Fabíola.

A apresentadora acompanhou os momentos finais da preparação de Fabíola para o ensaio da escola, mostrando os bastidores da rotina da rainha e sua relação com os integrantes da bateria.

Erika Januza relembra trajetória e anuncia despedida da Viradouro

A parte final do episódio é dedicada à história de Erika Januza com o Carnaval. A atriz relembra sua mudança para o Rio de Janeiro, ainda no período das gravações da série Suburbia, da qual foi protagonista. Na produção, ela interpretava uma personagem que também se tornava rainha de bateria.

“Desde que eu me tornei Rainha, eu tinha a preocupação de ‘como eu vou deixar meu nome nessa história?'”, contou Erika. A ideia do programa surgiu a partir dessa vontade de homenagear outras mulheres ligadas ao universo do samba. “‘Rainhas Além da Avenida’ veio dessa coisa de eu querer homenagear mulheres em um outro lugar. Eu queria envolver as Rainhas de Bateria nisso que acabou virando esse programa. Depois que eu virei Rainha de Bateria, entendendo todas as demandas, eu tive ainda mais certeza de que não é sobre estar com pouca roupa e sambar. Representa muito mais, eu sou apaixonada por todos os lados do carnaval e eu precisava honrar isso”.

O episódio também mostra cenas da residência de Erika, atualmente em reforma, e trechos de desfiles anteriores em que ela participou pela Unidos do Viradouro.

Ao final da atração, Erika anuncia publicamente sua saída do posto de rainha da escola de Niterói. “Queria contar uma coisa pra vocês, que pouquíssimas pessoas sabem e agora estou compartilhando. Ano passado, a Viradouro me pediu o cargo e o cargo não é meu. Sou só um instrumento usado para representar um monte de gente, onde pude realizar um sonho, e, hoje, vocês vão acompanhar meu último desfile à frente da bateria da Viradouro. Vou fazer ele com muito amor, vou sentir muita saudade e eu fui muito feliz aqui”, revelou.

Bastidores e produção da série

‘Rainhas Além da Avenida’ é uma produção da AfroReggae Audiovisual. A série foi criada por Erika Januza em parceria com Vitor Carpe. A direção dos episódios é assinada por Jorge Espírito Santo. O produtor executivo é José Junior.

O programa teve como foco mostrar a realidade das mulheres que ocupam cargos de destaque no Carnaval brasileiro, indo além da performance nos desfiles. A proposta foi abordar os bastidores, as relações comunitárias e as histórias de vida de cada uma das participantes.