George Gaynes, ator de ‘Loucademia de Polícia’ e ‘Punky’, morre aos 98 anos

Finlandês também atuou em "Tootsie", "Nosso Amor de Ontem", "Mera Coincidência e Bonanza", entre outras produções

George Gaynes, ator de
George Gaynes, ator de "Loucademia de Polícia" e "Punky"

O ator finlandês George Gaynes morreu na segunda-feira, 15 de fevereiro, na casa da filha dele, Iya Gaynes Falcone Brown, em North Bend, Washington, nos Estados Unidos. A informação foi confirmada por Iya ao site do New York Times na quarta-feira, 17 de fevereiro. Ele tinha 98 anos de idade.

Gaynes ficou conhecido no Brasil pelas atuações como o comandante Eric Lassard em todos os sete filmes da franquia “Loucademia de Polícia” e pelo papel de Henry Warnimont (Arthur Bicudo), o pai adotivo da protagonista Punky Brewster na série norte-americana dos anos 1980. No Brasil, o seriado passou no SBT com o nome “Punky, a Levada da Breca”.

Nascido em maio de 1917, em Helsinque (Finlândia), o ator mudou-se para os Estados Unidos, onde começou a atuar na Broadway, nos anos 1950. Segundo o NY Times, Gaynes atuou em 35 longas de Hollywood, além de centenas de episódios de séries e filmes para televisão, peças e musicais, ao longo da carreira.

Gaynes esteve no elenco do premiado filme “Tootsie” (1983) e tem no currículo participações em longas como “Nosso Amor de Ontem” (1973) e “Mera Coincidência” (1998), sendo o último deles “Recém-casados” (2003). Na TV, ele atuou em produções como “Hawaii 5-0”, “Bonanza”, “O Homem de Seis Milhões de Dólares” e “Guerra, Sombra e Água Fresca”.

Depois de se aposentar em 2003, ele morou em Santa Bárbara, na Califórnia (EUA) e mudou-se para ficar com a família da filha em Washington. Gaynes deixa a esposa, a atriz Allyn Ann McLerie, a filha Iya Gaynes Falcone Brown, uma neta e duas bisnetas.