Com nota máxima no humor e na emoção, o elenco do especial “Escolinha do Professor Raimundo”, os autores Daniel Adjafre e Péricles Barros, a diretora geral Cininha de Paula, o diretor de gênero Ricardo Waddington e a diretora do canal Viva, Leticia Muhana, receberam a imprensa na tarde desta quarta-feira, 28 de outubro, nos estúdios da TV Globo, na Zona Oeste do Rio.

Ricardo Waddington abriu o bate-papo falando sobre a parceria Globo e Viva para homenagear o humorístico e personagens que fazem parte da história da TV e da memória afetiva do público: “Nós celebramos uma homenagem diante da obra gigante do Chico. São 25 anos de Escolinha. Conseguimos reunir um elenco espetacular”. Leticia Muhana também festejou a realização do projeto: “Já é uma parceria vitoriosa que começou no ano passado, quando apresentamos a ideia à Globo e , hoje, todos podem assistir ao resultado disso”, concluiu.

Ricardo ainda comentou a direção de Cininha de Paula: “Ela é especialista em Chico Anysio, foi diretora da Escolinha por oito anos, é uma profunda conhecedora dos personagens e conseguiu trazer isso de uma maneira sensível e emocionada”. Cininha emendou sobre estar de volta ao programa que marcou sua estreia como diretora-geral: “A Escolinha foi uma grande escola para mim. Chico era uma pessoa muito generosa. Ele fazia um personagem que era uma escada e dava respaldo para todas as demais estrelas. Sem dúvidas, merece essa homenagem”. A diretora ressaltou também a emoção de estar em família, ao lado do primo Bruno Mazzeo.

“Para mim, é uma mistura de sensações muito grande. Além da responsabilidade artística que é fazer um personagem tão forte da nossa dramaturgia, se trata do meu pai. Estou tão anestesiado que ainda não caiu a ficha. Ainda estou admirando tudo isso e quando vejo esse time todo reunido, dá emoção muito grande de ver que valeu a pena tudo que meu pai fez nesses 80 anos de vida e 70 de carreira”, disse Bruno Mazzeo, filho de Chico Anysio.

Além de Bruno, todo o elenco estava visivelmente emocionado com a homenagem aos personagens que fizeram parte da história de cada um como telespectador. O sentimento de todos foi sintetizado pelo ator Marcos Caruso, intérprete de Seu Peru: “Acho que todos nós, brasileiros, somos “Anysianos”, somos “Raimundianos”, porque esse homem garimpou esses personagens no povo brasileiro. São personagens extremamente populares da nossa cultura e da nossa sociedade. Nós estamos homenageando e usando todas as ferramentas como atores: emoção, memória e técnica, com uma coisa a mais que é um sentimento chamado saudade. Nós temos a saudade dessa pureza, desse humor simples. Sinto que todos nós interpretamos com esse sentimento de saudade”, disse ele, comovendo os colegas.

O elenco escalado para a homenagem é formado por: Ângelo Antônio (Joselino Barbacena), Betty Gofman (Dona Bela), Dani Calabresa (Catifunda), Ellen Roche (Capitu), Evandro Mesquita (Armando Volta), Fabiana Karla (Cacilda), Fernanda de Freitas (Marina da Glória), Kiko Mascarenhas (Galeão Cumbica), Lucio Mauro Filho (Aldemar Vigário), Marcelo Adnet (Rolando Lero), Marcius Melhem (Seu Boneco), Marco Ricca (Pedro Pedreira), Marcos Caruso (Seu Peru), Maria Clara Gueiros (Cândida), Mateus Solano (Zé Bonitinho), Otaviano Costa (Ptolomeu), Otávio Müller (Baltazar da Rocha), Rodrigo Sant’Anna (Batista) e Fernanda de Souza (Tati).

O especial “Escolinha do Professor Raimundo” estreia dia 23 de novembro no Viva, em cinco episódios diários. O especial completo – com sete programas, dentre eles dois inéditos – irá ao ar aos domingos, a partir de dezembro, na Globo.