‘Haja Coração’: Jayme Matarazzo revela detalhes com personagem de Agatha Moreira

Na próxima novela das 7, Mariana Ximenes, Jayme Matarazzo, Chandelly Braz e Sabrina Petraglia são filhos de Marisa Orth

Jayme Matarazzo viverá o personagem Giovanni em “Haja Coração“, nova novela das sete da TV Globo. Na trama escrita por Daniel Ortiz, o ator será o primogênito da família Rigoni Di Marino. Em conversa com o Almanaque da Cultura, Matarazzo contou como será o envolvimento de Giovane com a personagem da atriz Agatha Moreira.

Um pouco de “Haja Coração”
Vou interpretar o Giovanni, um menino com seus 30 anos, que começa a trama cumprindo uma pena de dois anos na prisão, pagando por um crime que não cometeu. Ele é um cara inocente, condenado injustamente e, logo na sua saída, dá de cara com seu algoz que é a menina que colocou ele na cadeia, que fez um depoimento falso, que é a personagem da Agatha Moreira. Logo no primeiro capítulo, ele já tem essa prova de fogo, dessa possível vingança, desse acerto de contas. Só que aos poucos eles vão se conhecendo melhor, terão alguns lances entre eles e vão começar a se enxergar de outro jeito a partir do momento que ela perde a memória. Começa então a se transformar numa outra pessoa, completamente diferente do que era. Ela era grossa e rude com todo mundo, mas essa perda de memória faz com que ela esqueça um pouco a personalidade. Por isso, ele vai se encantar. O grande lema da novela, vai ser se questionar se ela está falando a verdade. Teremos bons capítulos, de boa tensão nesta história, de uma paixão que eles sentirão um pelo outro.

Nos bastidores das gravações, a família Rigoni Di Marino posa junta pela primeira vez (Foto: Estevam Avellar/Globo)

Barba para o personagem
Eu acho que nós fazemos esse comecinho com a barba, por causa dos dois anos na prisão, é quase uma promessa que esse menino fez, enquanto não fosse feito justiça, ele não cortaria a barba. Acho que vamos dando uma limpada e ele vai se apaixonar e começará a se cuidar mais. Aí vem a transformação.

Workshop
Nós estamos tendo na emissora há alguns poucos anos, que é algo muito legal, que é a preparação com calma. Eu já tive isso em “Sete Vidas” (2015), com pessoas muito legais e com um novo departamento dentro da emissora, novo departamento não, mas uma nova área que nós temos, pra ensaiar. É bacana ver que a emissora está dando isso pra nós. A possibilidade de tempo e infraestrutura, para ter uma pré, que está sendo realizada com todo o elenco. Todos os núcleos, aos poucos, vão se encontrando. Nós já estamos fazendo essa preparação há quase dois meses. Acredito que a classe inteira deve agradecer por ter essa oportunidade, do antes. Essa pré é muito importante pra nós, porque vamos encontrando os núcleos. Fora isso, o meu personagem é formado em técnico de computador. Eu tenho tentado entender um pouco mais sobre este o universo da web. Eu quis me aprofundar no mundo do que é uma cadeia. Graças a Deus poucos de nós conhecemos. A minha intenção é, na época de gravação, visitar uma penitenciária, se possível. Até pra conseguir entender a realidade, do que é esse mundo, porque acho que vai ser um choque de realidade na construção deste personagem. Até porque ele fica dois anos presos. Então, ele conheceu esse submundo da prisão. Sofreu lá dentro muito mais, justamente porque sabia que não tinha culpa. A construção beira por aí. O que eu posso fazer de laboratório neste caso, é conseguir entender o que é um mundo dentro de uma prisão, e o que é sair. Eu fui atrás de documentários, filmes, ver a reação dessas pessoas quando elas saem, fui entender a história de pessoas que foram presas injustamente. Começamos o nosso trabalho em caçar referências, mas a grande preparação está sendo realizada dentro da emissora, com toda infra que eles podem nos oferecer.

Jayme Matarazzo, Mariana Ximenes e Marisa Orth nos bastidores de “Haja Coração” (Foto: Reprodução/Instagram)

Remake de “Sassaricando”
É uma releitura de “Sassaricando” com certeza! O público que assistiu a novela, vai poder acompanhar um pouquinho mais de uma nova Tancinha, uma nova Fedora, de personagens clássicos, que ficaram marcados na história da televisão. Mas vai poder, também, ter a oportunidade de ver outros atores dando suas linguagens, interpretações e visões sobre estes personagens históricos. O meu foi feito na época pelo Edson Celulari, mas eu também tentei não assistir muito. Tanto o Daniel Ortiz (autor), quando o Silva (Bruno, diretor) foram bem claros conosco, de que a novela se trata de uma releitura e não de um remake ou regravação. De uma história que Silvio (Abreu) criou, e o Daniel que é muito fã, sempre teve o sonho de refazer, recontar, repensar esses personagens. É isso que ele está fazendo. Teremos uma nova Tancinha e Fedora completamente diferentes, mas com uma essência que vem carregando esses 20 anos de história. Quem gostava desses personagens, vai ter a oportunidade de ver um pouco mais.

Jayme Matarazzo mostra o script do primeiro capítulo da novela “Haja Coração” (Foto: Reprodução/Instagram)

Casamento no período da trama
Nós estamos noivos e iremos nos casar em novembro. Nós tínhamos a intenção de nos casarmos no meio do ano, mas quando pinta um trabalho como este, não dá. Pra você poder curtir o casamento, algo que é tão legal, ir atrás de cada coisinha, cada detalhe, e como nós queremos fazer uma cerimônia cheia de detalhes, bem intimista, queremos curtir. Nós marcamos pra novembro, pós-novela, por isso, terei um mês pra poder curtir o casamento.

Casamento meio a meio
Nós vamos misturar um pouco dos dois. Nós conseguimos fugir pouco do tradicional, o que já dá um pouco a nossa cara. Mas será para poucos e bons amigos.

Jayme Matarazzo com a mulher no avião (Foto: Reprodução/Instagram)

Hora certa para casar?
Eu acho que eu encontrei a pessoa certa. Já sobre a hora certa, é muita prepotência nós querermos adivinhar. Eu encontrei a pessoa certa! E a vida te diz que o momento pode sim, ser este, vou com tudo, e é o que eu estou fazendo. Eu tenho uma pessoa muito especial do meu lado, que é muito companheira que entende meu trabalho, que me ajuda e me acompanha. Eu não quero perder isso não. Vamos casar logo, porque já sabemos que será pra sempre. Construiremos uma vida juntos. E nós temos uma relação que é realmente muito especial.

Ciúmes em torno da profissão de ator
Como qualquer pessoa, ela precisou do tempo e o conhecimento, pra entender o que é a profissão do ator. Eu acho que a inteligência e o amor que ela tem por mim, fez com que ela assimilasse tudo muito rápido. E hoje ela é uma grande parceira. Que entende, que sabe, que acompanha, que soma. Viemos agora no avião, passando o texto juntos. Uma pessoa que te ama e conhece o quanto é difícil o nosso trabalho, o quanto de exposição nós sofremos, mas que ainda assim está lá pra te ajudar e bater texto, é pra casar! Não é fácil para as namoradas, e várias vezes é difícil. Quando abraça a causa dessa maneira, como ela faz, sabemos que estamos com uma pessoa especial do lado.