A fotógrafa e documentarista Sandra Delgado estreia, no dia 6 de novembro, no canal GNT, uma série de documentários intitulada “Terceiro Sinal”. O seriado contém episódios de 48 minutos cada e retrata momentos de criação de grandes nomes do teatro brasileiro como Aderbal Freire-Filho, José Celso Martinez Corrêa, Domingos Oliveira e Amir Haddad.
“Terceiro Sinal” mostra bastidores de quatro espetáculos teatrais (Foto: Divulgação/GNT)A ideia deste trabalho é fazer com que o espectador seja conduzido a uma imersão ao mundo do “fazer teatral”, percorrendo as salas de ensaios, os camarins, as coxias e o palco, destacando principalmente a figura do diretor teatral, desvendando assim os métodos utilizados por cada diretor, seus princípios, suas reflexões e a pesquisa necessária para o espetáculo final.
“Terceiro Sinal” mostra bastidores de quatro espetáculos teatrais (Foto: Divulgação/GNT)A documentarista esteve presente durante cerca de dez meses de ensaios de quatro peças teatrais, acompanhou os processos de montagem em cerca de 6 horas de ensaios diários de 2008 a 2010. O resultado é uma linguagem íntima e despojada e a fotografia acompanha a ação, incorporando as impurezas do processo.
Sobre os episódios
No primeiro episódio, Aderbal Freire Filho dirige a peça “Hamlet” de William Shakespeare, com Wagner Moura no papel-título. Depois de 4 meses de ensaios, a peça estreou no Teatro Faap, em São Paulo, em junho de 2008. Sobre a relação com Aderbal, o ator confessa: “Tem 17 anos que faço teatro ininterruptamente. Fiz menos peças quando vim morar no Rio e comecei a fazer mais cinema. Então, fico carente da figura de um mestre e o Aderbal materializou muito isso para mim”. Também fazem parte do elenco Fábio Lago, Georgina Góes, Carla Ribas e Tonico Pereira.
No segundo episódio, José Celso, um dos artistas mais importantes do teatro brasileiro, mostra os ensaios da peça “Estrela Brazyleira a Vagar – Cacilda!!”, a segunda parte da tetralogia sobre a atriz Cacilda Becker. Com tempo restrito de ensaio para o tamanho do espetáculo, apenas um mês, o musical estreou em setembro de 2009, no Teatro Tom Jobim, no Rio de Janeiro, com 8 horas de
duração. Ouvia-se na roda, ao fim de cada ensaio, o grito de guerra: “Milagre!”.
Já no terceiro episódio, a peça “Do Fundo do Lago Escuro” é dirigida por Domingos Oliveira e narra um episódio da sua infância. Depois de 3 meses de ensaios, a peça estreou em julho de 2010, no Teatro das Artes, no Rio de Janeiro. Além de ser o autor da peça, Domingos vive o conflito de dirigir e estar em cena ao mesmo tempo. A comédia dramática é uma crônica sobre a decadência da família burguesa carioca.No elenco, os atores Paulo Betti, Priscilla Rozenbaum e Ricardo Kosovski.
O último episódio é sobre Amir Haddad, um diretor singular por sua capacidade de transitar entre o teatro tradicional e as produções populares. Ele ensaiou a peça “As Meninas” durante 3 meses e estreou no Teatro Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, em junho de 2009. No elenco, as atrizes Vanessa Gerbelli, Sara Antunes, Clarisse Derziê, Analu Prestes e Patrícia Pinho. A peça, escrita por Maitê Proença e Luiz Carlos Góes, conta a história de quatro gerações de mulheres que expõem toda a complexidade do universo feminino e refletem sobre amor e desamor depois de um episódio de violência.