Esta é a última semana que o público tem para conferir a peça “A Importância de ser Perfeito”, dirigida por Daniel Herz. A produção está em cartaz até este domingo no Teatro Miguel Falabella, no Norte Shopping, Zona Norte do Rio de Janeiro. O elenco é formado pelos atores Leandro Castilho, Leandro Soares, George Sauma, João Pedro Zappa, Anderson Mello, Marcio Fonseca.

A peça transporta a ação dramática da Londres vitoriana para o Brasil dos dias de hoje e abocanhou, em 2014, três importantes prêmios: APTR (Figurino e Ator Coadjuvante para George Sauma), Shell e Cesgranrio (ambos na categoria Figurino); além dos Prêmios FITA de Melhor Direção, Categoria Especial pela tradução e adaptação e Melhor Espetáculo segundo o Júri Popular. A montagem cumpriu sua trajetória de sucesso no Rio nos teatros da Caixa Cultural, Maria Clara Machado, Vannucci e Leblon.

Uma vida de fanfarronices ou uma vida mais cordata? Casar por amor ou por conveniência? Manter uma vida de aparências ou assumir sua verdadeira origem? Esses são alguns dos paradoxos presentes na comédia “A Importância de ser Perfeito”, adaptação de Leandro Soares (criador da série “Vai que cola”, líder de audiência no segmento) para o clássico texto de Oscar Wilde, “The importance of being Ernest”.

A adaptação narra a história de José Dourado, um homem que usa uma identidade dupla para poder se divertir sem comprometer sua imagem de rico herdeiro e acionista das telecomunicações. Seu melhor amigo, Agenor Nabuco, se vale disso para invadir a fazenda de José e, então, conhecer a sedutora Cecília Feijó, sobrinha de consideração do amigo. Agenor é primo de Patrícia Lobato, por quem José está apaixonado, mas Tia Augusta, mãe de Patrícia, é contra o relacionamento. Impedimentos amorosos também serão impostos à governanta Dona Glorinha e ao pastor Saulo Malaquias. Então uma trama do passado vem à tona para mudar o rumo dos personagens na história.

A montagem foi idealizada por Leandro Soares e pelo ColetivoAchadoNumaMala. Na peça, os papéis femininos são desempenhados por atores homens do coletivo e mais três atores da Companhia Atores de Laura. Essa concepção de androginia, que a direção incorporou ao trabalho, ganha forma e cor nos figurinos, nos quais os elementos masculinos e femininos coexistem e se misturam. A música é tocada ao vivo pelos próprios atores, que também são músicos, em sua maioria.

A opção por homens em papéis femininos foi inspirada no ensaio O epiceno inglês – The importance of being Earnest, de Wilde, da professora e ensaísta americana Camille Paglia, publicado no livro Personas Sexuais, de 1990. O artigo levanta um olhar crítico sobre a androginia dos personagens e tornou-se a principal base teórica na criação do espetáculo.

“A Importância de ser Perfeito”

Gênero: Comédia

Duração: 100 minutos

Temporada: Até 2 de agosto

Dias e horários: Quinta a sábado, às 21h e domingo, às 20h

Local: Teatro Miguel Falabella – Norte Shopping – 2º piso

Endereço: Av. Dom Helder Câmara, 5474 – Cachambi – Informações: 2597-4452

Ingressos: R$30 (inteira) / R$15 (meia-entrada)

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos