Ator e diretor Antônio Abujamra morre em São Paulo

O eterno Ravengar, de "Que Rei Sou Eu", foi encontrado morto em sua casa em Higienópolis, Zona Oeste de São Paulo.

Morreu na manhã desta terça-feira, 28 de abril, o ator e diretor Antônio Abujamra. em São Paulo. O motivo da morte ainda é desconhecido. O eterno Ravengar, de “Que Rei Sou Eu”, foi encontrado morto em sua casa em Higienópolis, Zona Oeste de São Paulo.

Abujamra, com 82 anos, ainda apresentava na TV Cultura o programa de entrevistas “Provocações”, onde fazia perguntas que forçavam o entrevistado a pensar ‘fora da caixa’. O personagem de maior sucesso foi o bruxo Ravengar, de “Que Rei Sou Eu”, novela passada na Rede Globo de Televisão em 1989 e reprisada pelo canal “Viva” no ano passado.

Abujamra nasceu em Ourinhos, em 15 de setembro de 1932 e foi pioneiro em trazer aos palcos do Brasil métodos teatrais de “Bertold Brecht e Roger Planchon”. Aos 25 anos se formou pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) em filosofia e jornalismo e começou a trabalhar como crítico teatral.

Em depoimento ao jornal O Estado de S. Paulo, em 2010, o escritor falou de sua percepção a respeito da vida e da morte. “A essência do meu progresso estava em poder aceitar a minha decadência. Ou seja, progredir até morrer, porque viver é morrer. E não me arrependo de nada”.