Publicidade
Início Internet Dia da Mulher: 7 podcasts feitos por mulheres

Dia da Mulher: 7 podcasts feitos por mulheres

Mulheres à frente do microfone: da tecnologia à literatura, podcasts que reforçam o papel feminino em diferentes áreas.

Mulheres à frente do microfone: da tecnologia à literatura, podcasts que reforçam o papel feminino em diferentes áreas (Foto: Freepik)
Mulheres à frente do microfone: da tecnologia à literatura, podcasts que reforçam o papel feminino em diferentes áreas (Foto: Freepik)
Publicidade

No Dia Internacional da Mulher, que simboliza a luta por igualdade, diversos podcasts liderados por mulheres destacam a presença feminina em áreas variadas, desde esportes até finanças. Apesar dos avanços, dados da ONU revelam que apenas 35% dos estudantes em cursos STEM são mulheres, sendo que em engenharia civil, de produção e industrial, essa proporção é ainda menor, atingindo 28%. Embora a disparidade salarial entre homens e mulheres tenha diminuído nos últimos anos, passando de 33,4% para 23,4%, conforme o IBGE, evidencia-se a necessidade contínua de progresso para alcançar reconhecimento financeiro igualitário.

Publicidade

Claudia Martins de Souza, coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais no Colégio Marista Paranaense, percebe um aumento no incentivo para que estudantes, tanto do sexo feminino quanto do masculino, explorem suas áreas de interesse. No entanto, ela destaca a importância de persistir nos objetivos profissionais, deixando de lado preconceitos e obstáculos. Naara Melhem, coordenadora pedagógica do Marista Escola Social Ecológica, enfatiza a necessidade de fornecer conhecimento, inspiração e conteúdo que demonstrem oportunidades às jovens, influenciando positivamente em suas escolhas e projetos de vida.

7 podcasts de diferentes temas produzidos por mulheres

ElasTrabalham

A jornalista Thaise Xavier entrevista convidadas especiais a respeito do trabalho feminino e outros temas relacionados, como política, educação financeira, síndrome de impostora e muitos outros.
Link: ElasTrabalham

PodProgramar

Apresentado por Ana Eliza e Jessi Zanelato, o podcast foca em tecnologia, programação e inclusão de mulheres na área. Com um toque feminino, elas abordam notícias da área, história e muita informação.
Link: PodProgramar

Mamilos

Comandado por Juliana Wallauer e Cris Bartis, aborda temas sociais, culturais e educacionais de forma aprofundada e descontraída. Elas buscam diferentes pontos de vista sobre o assunto em pauta, para que o ouvinte crie sua própria opinião.
Link: Mamilos

Dibradoras

Liderado por Angélica Souza, Renata Mendonça e Roberta Mina, o programa prova que mulheres podem gostar e entender de diversos esportes, incluindo futebol, rugby e outros tradicionalmente dominados pelos homens.
Link: Dibradoras

Põe na Estante

De autoria da jornalista Gabriela Mayer, o podcast é um clube do livro em formato de áudio, com debates sobre títulos do Brasil e exterior. É possível participar de debates de grandes obras como “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis e “Orgulho de Preconceito”, de Jane Austen, por exemplo.
Link: Põe na Estante

PoupeCast

A jornalista e especialista em finanças Nathalia Arcuri fala sobre educação financeira para leigos, com linguagem simples e dicas práticas para melhorar a sua relação com dinheiro.
Link: PoupeCast

Quem Lê Tanta Notícia

A psicanalista Vera Iaconelli e a escritora Tati Bernardi se reúnem com o advogado Thiago Amparo para debater sobre as principais notícias nacionais e internacionais. O título é inspirado na canção de Caetano Veloso, que há 50 anos perguntou: “quem lê tanta notícia”?.
Link: Quem Lê Tanta Notícia

Leia também:

Publicidade