O Instituto de Estudos Modernos da Universidade de São Paulo (USP) está com uma exposição sobre os 70 anos da morte do escritor modernista Mário de Andrade. O autor de livros como Macunaíma e Pauliceia Desvairada é retratado em caricaturas que falam de sua personalidade e diferentes aspectos de sua vida. A entrada é gratuita e pode ser conferida Rua da Reitoria, 374, térreo, na Cidade Universitária, Butantã, na cidade de São Paulo. A exposição pode ser visitada até o dia 10 de julho.
A exposição reúne aproximadamente 30 obras que são assinadas por Millôr Fernandes, Paulo Cavalcanti e Nássara. Nesses desenhos é possível encontrar o escritor entre suas cartas e também passagens do tempo que o artista morou no Rio de Janeiro, como uma caricatura que mostra o modernista frequentando um bar na Glória, na Zona Sul do Rio.
Nascido em São Paulo, o escritor viveu no Rio de Janeiro, de 1938 a 1941, no período em que a cidade carioca era a capital do país. Ele também foi professor de Filosofia e História da Arte no Instituto de Artes da Universidade do Distrito Federal e trabalhou no Instituto Nacional do Livro. Morreu, aos 51 anos, em 25 de fevereiro de 1945.
Traço Compassos – Mário Andrade em caricaturas
Data: de 8 de abril a 10 de lho de 2015
Horário: das 8h às 17h
Local: Universidade de São Paulo – Rua da Reitoria, 374, térreo, Butantã