A Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, recebe a mostra fotográfica “Escassez| Desperdício” de 3 de setembro a 11 de outubro. A exposição, promovida pelo “Prêmio Syngenta de Fotografia”, exibe mais de 35 imagens de fotógrafos de 12 países. A entrada é gratuita.

A mostra é resultado da segunda edição da premiação internacional da Syngenta, que busca incentivar o diálogo e a conscientização sobre os desafios globais de alimentar e prover energia para um mundo em crescimento, mas com recursos limitados. Inicialmente realizada em Londres, na Somerset House, a exposição já passou por São Paulo e Belo Horizonte.

Curada pela consultoria londrina Candlestar, a exposição destaca cinco trabalhos de Mustafah Abdulaziz, vencedor da Competição Profissional, que documentou a questão da água em países como Serra Leoa, Índia, Paquistão e Etiópia. O segundo colocado, Rasel Chowdhury, traz imagens da urbanização às margens do Rio Buriganga, em Dhaka, Bangladesh. O inglês Richard Allenby-Pratt, terceiro colocado, apresenta a série “Consumo”, focada na cadeia produtiva contemporânea.

Na Competição Aberta, o alemão Benedikt Partenheimer venceu com a série “Shiziazhuang, AQI 360”, retratando a poluição extrema na cidade de Shiziazhuang, China. Camille Michel, da França, e Stefano De Luigi, da Itália, também têm suas fotografias expostas como segundo e terceiro premiados na mesma categoria.

A exposição está dividida em quatro áreas temáticas: “Planeta sob Pressão”, “Nossa Pegada”, “Desperdício de Alimentos” e “Moldando Nosso Futuro”. As duas primeiras áreas mostram os impactos do crescimento populacional e demanda por recursos. A terceira aborda a má distribuição de alimentos. A última área foca em soluções para problemas futuros.