Depois de rodar o mundo nos últimos dois anos, chega ao Rio a exposição Underground Images, uma mostra de cartazes assinados pelos maiores nomes do design gráfico internacional, expostos nas estações do metrô de Nova York, desde 1947 até os dias de hoje. Inédita no Brasil, será aberta no dia 5 de novembro, às 19h, no Instituto Tom Jobim, no Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio.
Os 56 cartazes que integram a Underground Images fazem parte da coleção da School of Visual Arts (SVA). A proposta é fazer um resgate histórico do design gráfico ao longo de sete décadas. “A exposição promove uma viagem no tempo e mostra como diferentes marcos históricos como, por exemplo, o pós-Segunda Guerra Mundial e o avanço da industrialização (1950), os movimentos Black Power (1960), Hippie (1970), Punk (1980) e Grunge (1990), o 11 de Setembro (2000) e a Era Mobile (2010) influenciaram as formas de pensar e fazer arte”, destaca Daniela Novaes, Head da SVA para a América Latina.
A exibição conta com obras dos designers Milton Glaser, autor da marca “I Love NY”; George Tscherny, criador do primeiro cartaz artístico da SVA, em meados da década de 1950; e Viktor Koen, premiado artista, com trabalhos frequentemente publicados no The New York Times, Wall Street Journal e Nature Magazine, entre outros ícones do meio.
A coordenadora geral e diretora de criação da Underground Images no Brasil, Ana Fortes, sócia da Memoo Produções e Design, conta mais sobre a iniciativa: “Serão projetadas sequências de vídeos do metrô novaiorquino e dos interiores das estações, recriando o ambiente onde os cartazes originalmente foram expostos”, explica.
Underground Images
Visitação: de 6 de novembro a 8 de dezembro
Local: Instituto Tom Jobim – Rua Jardim Botânico, 1008
Entrada: gratuita