Em exposição no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro desde o dia 24 de junho, a exposição “Picasso e a Modernidade Espanhola – Obras da Coleção do Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía” já bateu a marca de 400 mil visitantes, com o número recorde de 13.112 pessoas em apenas um dia.
Em São Paulo, onde ficou pouco mais de dois meses em cartaz no CCBB/SP, de 25 de março a 8 de junho, foi registrado um público total de 234 mil pessoas. A exposição apresenta mais de 90 obras de grandes pintores espanhóis, sendo 40 delas do pintor Pablo Picasso e as demais de outros artistas modernistas como Juan Gris, Miró, Dalí, Julio González, Óscar Domínguez.
O acervo faz parte da coleção do museu Reina Sofía, de Madri, na Espanha, uma das mais importantes instituições dedicadas à arte moderna. Outras ações realizadas do grupo para ampliar o conhecimento sobre arte foram o aplicativo “Picasso e a Modernidade Espanhola”, por meio do qual é possível tirar fotos e recriá-las com as características do cubismo, imortalizado por Picasso, e o “Tour Virtual”, disponível no site Picasso no Brasil, possibilitando o acesso gratuito aos corredores da exposição como se estivesse no local.
Três das mostras de grande sucesso realizadas pelo grupo nos últimos anos – “Impressionismo: Paris e Modernidade” (2012); “Mestres do Renascimento” (2013), ambas no CCBB (SP e RJ); e “Salvador Dalí” (2014), – reuniram um público de 2,8 milhões de pessoas, aproximadamente. Com a retrospectiva de Picasso no Rio e em São Paulo, mais uma vez, o público reafirma o seu interesse por arte de qualidade.
A exposição “Picasso e a Modernidade Espanhola” permanece em cartaz no CCBB do Rio até o dia 7 de setembro, de quarta-feira a segunda-feira, das 9h às 20h20, com entrada franca.