Exposição sobre Frida Kahlo chega no fim de janeiro na Caixa Cultural, no Rio

Exposição será inaugurada em 29 de janeiro e fica em cartaz até 27 de março

A Caixa Cultural do Rio, no centro, apresenta de 29 de janeiro a 27 de março, a exposição Frida Kahlo: Conexões entre mulheres surrealistas no México, que reúne 30 obras da artista mexicana. A exposição foi idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, de São Paulo, e a curadoria é da pesquisadora Teresa Arcq.

Além dos trabalhos de Frida Kahlo – 20 óleos sobre tela e 10 obras em papel, entre desenhos, colagens e litografias – há cerca de cem obras de outras 14 artistas, mulheres nascidas ou radicadas no México: María Izquierdo, Remedios Varo, Leonora Carrington, Rosa Rolanda, Lola Álvarez Bravo, Lucienne Bloch, Alice Rahon, Kati Horna, Bridget Tichenor, Jacqueline Lamba, Bona de Mandiargues, Cordélia Urueta, Olga Costa e Sylvia Fein.

“A multiplicidade cultural, mitos, rituais e uma diversidade de sistemas e crenças espirituais influenciaram na transformação de suas criações. A estratégia surrealista da máscara e da fantasia, que no México forma parte dos rituais cotidianos, em torno da vida, a morte no âmbito do sagrado, funcionava também como um recurso para abordar o tema da identidade e de gênero”, complementa a curadora.

Programação:
Mostra Conhecendo Frida Kahlo
19 a 22 de janeiro de 2016 (terça-feira a sexta-feira)

17h – Frida, Natureza Viva, de Paul Leduc (1984, México, 108 minutos)
19h30 – Frida Kahlo: A fita que embrulha uma bomba, de Jesús Muñoz Delgado (1992, México, 50 minutos)

Sobre Frida Kahlo:
Durante toda sua vida, Frida Kahlo (nascida em 6 de julho de 1907, em Coyoacán, no México, onde morreu em 13 de julho de 1954) pintou apenas 143 telas. Dentre as 20 pinturas expostas, seis são autorretratos. Há ainda mais duas de suas telas que trazem a sua presença, como em El abrazo de amor del Universo, la tierra (México). Diego, yo y el senõr Xóloti (1933), e Diego em mi Pensamiento (1943), além de uma litografia, Frida y el aborto (1932). Imagens de Frida estão presentes ainda nas fotografias de Nickolas Muray, Bernard Silberstein, Hector Garcia, Martim Munkácsi, e na litografia Nu (Frida Kahlo) (1930), de Diego Rivera.

Exposição Frida Kahlo – Conexões entre mulheres surrealistas no México

Temporada: 29 de janeiro a 27 de março de 2016
Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 21h
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galerias 1, 2 e 3 – Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô: Estação Carioca)
Entrada:
franca (as senhas estarão disponíveis a partir do dia 21 de janeiro no site Ingresso.com; e na recepção da CAIXA Cultural a partir de 29 de janeiro)
Informações: (21) 3980-3815
Classificação indicativa: Livre
Acesso para pessoas com deficiência