José Olympio Pereira é o novo presidente da Bienal (Foto: Reprodução)
José Olympio Pereira é o novo presidente da Bienal (Foto: Reprodução)

José Olympio da Veiga Pereira foi eleito no dia 11 de dezembro presidente da Fundação Bienal de São Paulo. O vice-presidente será Marcelo Mattos Araújo, ex-presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e ex-Secretário de Estado da Cultura de São Paulo. Na mesma eleição, Julio Landmann foi escolhido para assumir a presidência do Conselho de Administração.

A fundação promove, entre outras coisas, a Bienal Internacional de Arte de São Paulo. A 33ª edição da mostra está atualmente em exposição no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, no Parque do Ibirapuera, sob o título “Afinidades Afetivas”, com curadoria do espanhol Gabriel Pérez-Barreiro.

Veiga Pereira substitui o empresário João Carlos de Figueiredo Ferraz, cujo mandato se encerra em 1º de janeiro. Ele ficará no cargo no biênio 2019-2020 e cuidará da elaboração da 34ª Bienal. Entre seus principais projetos, está o de aprofundar a conexão da mostra com a cidade de São Paulo, além de tentar atrair mais públicos e instituições internacionais.

Formado em Engenharia Civil pela PUC-RJ, Veiga Pereira é presidente do banco Credit Suisse no Brasil e colecionador de arte ao lado da mulher, Andréa Paula da Veiga Pereira.