Museu de Arte Sacra de Paraty (Foto: Divulgação Museu de Arte Sacra de Paraty)

O Museu de Arte Sacra de Paraty reabriu recentemente suas portas ao público. Localizado dentro do conjunto arquitetônico de Santa Rita, a igreja é a mais antiga da cidade, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O museu ganhou uma nova exposição de longa duração com o intuito de estreitar ainda mais sua relação com a população local, seus ritos religiosos e suas festas. O novo percurso de visitação dá mais destaque a seu rico acervo, que reúne peças de outras três igrejas da cidade de Paraty: Nossa Senhora dos Remédios, Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora das Dores.

De acordo com os responsáveis do museu, a narrativa adotada remonta ao percurso histórico, estilístico e artístico do próprio conjunto arquitetônico, propondo mais visibilidade às peças, que passam a ocupar a nave central da igreja, além da sacristia, onde ficavam originalmente.

O roteiro inclui informações históricas e iconográficas, além da origem e procedência das imagens mais relevantes do acervo, e as vincula às práticas rituais e organizacionais das festividades mantidas pela comunidade local. A visitação ao Museu de Arte Sacra de Paraty pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. A administração do museu cobra taxa de R$ 2,00 por visitante de quarta a domingo. Na terça a entrada é gratuita.