A Mauricio de Sousa Produções, responsável por uma das marcas mais admiradas do país, a Turma da Mônica, apresenta no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, seu principal projeto para 2016: Donas da Rua. Projeto que tem como objetivo ser participativo e trabalhar conceitos como a autoestima das meninas e seus direitos a oportunidades.
Com mais de 50 anos no mercado os personagens de Mauricio de Sousa têm contribuído com a educação das crianças ajudando-as a entender a importância de se falar sobre o empoderamento das mulheres na sociedade atual. E p ara representar esse projeto ninguém melhor do que a Mônica, cuja força maior não é a física: é a força de quem acredita em seus sonhos e capacidades.
A dentucinha vem há anos conquistando meninas em todo o Brasil e em vários países do mundo que se identificam com a personagem ou desejam ser como ela, que tem uma autoconfiança enorme, além de um grande sentimento de responsabilidade em relação a seus amigos.
Tirinha do inicio dos personagens do universo da Turma da Mônica, brinca com as diferenças entre os gêneros (Foto: Reprodução)“Desde sua criação, Mônica é um exemplo de que as meninas (e as mulheres) devem ter seu espaço garantido na sociedade sem aceitar nenhum tipo de maus-tratos ou violência. Com o projeto Donas da Rua queremos reforçar a autoestima das meninas e a defesa de seus direitos, algo que faz parte do DNA da nossa Turminha desde o princípio”, diz a diretora-executiva da Mauricio de Sousa Produções e inspiradora da personagem Mônica Sousa.
Para dar o pontapé inicial a esse projeto a Mauricio de Sousa Produções tem o orgulho de se tornar signatária dos princípios do ONU Mulheres. Fundamentada na visão de igualdade consagrada na Carta das Nações Unidas, a ONU Mulheres, entre outras questões, trabalha para a eliminação da discriminação contra as mulheres e meninas e a realização da igualdade entre mulheres e homens como parceiros e beneficiários do desenvolvimento, direitos humanos, ação humanitária e paz e segurança.
Uma das principais plataformas de interação do projeto será um site colaborativo onde as meninas poderão enviar, através de textos ou vídeos suas histórias, contando o que as fazem sentir-se como Donas da Rua.