O 6º Cabíria Festival Audiovisual inicia hoje, 18 de julho, em São Paulo, com programação gratuita e acessível online para todo o Brasil. O evento, dedicado à representatividade feminina e à diversidade no audiovisual, segue até 4 de agosto.
Em São Paulo, o CineSesc será palco da mostra de filmes e encontros com cineastas entre os dias 18 e 24 de julho. A ESPM sediará atividades formativas, como masterclasses e painéis, até 21 de julho. Os ingressos para as sessões no CineSesc devem ser retirados na bilheteria uma hora antes de cada exibição, sujeitos à lotação.
A programação online estará disponível pela plataforma Spcine Play até 4 de agosto. Para acessar, é necessário um cadastro simples. O festival oferece uma seleção de 31 produções, incluindo longas, médias e curtas-metragens. A curadoria é de Letícia Santinon e Mariana Queen Nwabasili.
Cristina Amaral, montadora com mais de 60 obras, é a homenageada desta edição. Dois de seus filmes, “Ôri” e “Abá”, serão exibidos na abertura do evento, no CineSesc, às 20h30 de hoje. Um bate-papo entre Amaral e a diretora Raquel Gerber ocorrerá no dia 24 de julho, às 18h, também no CineSesc.
Desde sua criação, em 2015, como prêmio de roteiro, o Cabíria Festival se expandiu em 2019 para um formato de festival, promovendo o protagonismo feminino e a diversidade através de ações transversais e uma ampla rede de parcerias.
O festival é realizado pela Laranjeiras Filmes e Sesc São Paulo, com patrocínio da Spcine e Lei Paulo Gustavo. Outras parcerias incluem a Embaixada da França, Goethe-Institut Rio de Janeiro, MUBI, entre outros.