O filme espanhol “A Serva“, vencedor do Prêmio Mirabile Dictu 2024, estreia hoje nos cinemas do Brasil. A produção foi premiada como melhor longa católico na edição deste ano. O Prêmio Mirabile Dictu é promovido pela produtora Liana Marabini e patrocinado pelo Pontifício Conselho para a Cultura do Vaticano desde 2010.
“A Serva” retrata a vida de Vicenta Maria, uma religiosa do século 19 na Espanha. Ela desafiou convenções sociais para proteger mulheres em situação de vulnerabilidade. O filme, dirigido por Pablo Moreno, se passa em uma Espanha enfrentando crises política e econômica.
Vicenta Maria dedicou-se a ajudar mulheres que migravam para centros urbanos em busca de melhores condições de vida e trabalho. Moreno esteve no Brasil em 2022 para lançar “O Santo de Todos” e expressou sua satisfação ao ser contatado por Ir. Sabrina para contar a história de Vicenta Maria. “É uma temática muito atual”, disse o diretor.
Vicenta Maria, fundadora das Religiosas de Maria Imaculada, foi descrita por Moreno como “uma mulher extraordinária”. Educada nos padrões femininos da época, ela desenvolveu-se nas artes e no conhecimento multidisciplinar, mostrando um grande coração e sensibilidade social.
A trama segue a história de Lera, uma trabalhadora doméstica que compartilha a história de Vicenta Maria López Vicuña na cela de um quartel da Guarda Civil. Vicenta Maria fundou as Religiosas de Maria Imaculada, dedicadas a promover o bem-estar de mulheres que buscam um futuro melhor no serviço doméstico.