Início Cinema ‘Cinema Novo’, documentário de Eryk Rocha, estreia no Brasil em novembro

‘Cinema Novo’, documentário de Eryk Rocha, estreia no Brasil em novembro

PUBLICIDADE

“Cinema Novo”, documentário de Eryk Rocha (“Rocha que Voa”, “Campo de Jogo” e “Transeunte”), teve sua data de estreia no Brasil confirmada para novembro de 2016, distribuído pela Vitrine Filmes. Antes disso, o longa participará de cerca de dez festivais internacionais, sendo o primeiro o Festival Internacional de Cinema de Munique. O filme recebeu o prêmio L’Œil d’or (Olho de Ouro) de Melhor Documentário do Festival de Cannes de 2016, entregue pelo júri presidido pelo italiano Gianfranco Rosi, (Fuocoammare) e composto pelo jornalista brasileiro Amir Labaki, diretor do Festival É Tudo verdade; pela cineasta francesa Annie Aghion; pela a atriz belga Natascha Regnier e pelo o produtor francês Thierry Garrel.

Nesta semana, a revista francesa Cahiers Du Cinéma publicou uma crítica do documentário, ressaltando o caráter atual do movimento latino -americano: “O Cinema Novo é o cinema do futuro: Eryk Rocha restitui a força criativa, a energia incandescente, o desejo e a paixão de um movimento que nunca deixou de ser contemporâneo”. “Cinema Novo” foi exibido no Festival de Cannes na seção Cannes Classics, voltada para filmes clássicos e do patrimônio do cinema mundial em cópias restauradas, além de filmes que homenageiam o cinema. O filme terá uma sessão especial em Paris, no dia 4 de julho, promovida pelo Ina (Institut National de L’Audiovisuel) e pela Scam (The civil society of multimedia authors).

Sobre o documentário, Eryk complementa: “O embrião do projeto nasceu de uma conversa que tive com o Canal Brasil. O produtor do filme é o Diogo Dahl, que tem uma ligação afetiva com o tema e tem sido um grande parceiro nessa caminhada. Cinema Novo é um filme-ensaio composto de múltiplos fragmentos de filmes e arquivos, e é fruto de um longo e denso processo de nove meses de montagem que contou o com magnifico trabalho do montador Renato Vallone. Nesse sentido foi essencial a participação das diversas famílias dos autores que nos ajudaram a construir esse filme”.

PUBLICIDADE