Publicidade
Início Cinema Críticas Crítica: ‘Como Sobreviver a Um Ataque Zumbi’

Crítica: ‘Como Sobreviver a Um Ataque Zumbi’

Filme estreia nesta quinta-feira, 12 de novembro, com "participação" de Britney Spears e humor americano surreal

Publicidade

A amizade entre Ben (Tye Sheridan), Carter (Logan Miller) e Augie (Joey Morgan) em “Como Sobreviver a Um Ataque Zumbi” (Scout’s Guide To The Zombie Apocalypse) começou quando eles eram crianças e entraram para um grupo de escoteiros. Quando se tornam adolescentes, Ben e Carter ficam com vergonha da atividade, pois os outros jovens da cidade sempre riem deles por causa disto. Augie segue firme com o propósito de ser um escoteiro. Em certo dia enquanto acampavam, Ben e Carter saem escondidos para uma festa secreta e dão de cara com a cidade inteira tomada por zumbis. Eles unem sua força com uma garçonete, Denise (interpretada por Sarah Dumont) para sobreviver a terrível ocasião.

"Como Sobreviver a Um Ataque Zumbi"
“Como Sobreviver a Um Ataque Zumbi”
Publicidade

Como Sobreviver a Um Ataque Zumbi” estreia nesta quinta-feira, 12 de novembro, com cópias dubladas e legendadas, levando aos cinemas (e à mídia) mais um a produção que explora a temática de mortos-vivos. Do mesmo diretor de parte da franquia de “Atividade Paranormal”, Christopher Landon (ele não dirigiu o segundo e o quarto), a trama traz todos os elementos já batidos de filmes adolescentes americanos, não importa qual seja o tema: festas jovens, amizade, sexualidade, brigas, garotos desejando garotas, cenas em florestas e trilha sonora pop/rock atual.

Leia também:

"Como Sobreviver a Um Ataque Zumbi"
“Como Sobreviver a Um Ataque Zumbi”

O que há de diferente é ver um apocalipse zumbi sob a ótica de quatro jovens, em uma comédia descompromissada e sem peso na consciência de imaginar situações toscas e impensáveis que podem surgir entre adolescentes e zumbis. Tye Sheridan, que será o novo Ciclope em “X-Men: Apocalypse” é o líder do grupo, tem senso de justiça que se mistura com seus hormônios em ebulição. O ator tem um ar de galã juvenil e funciona de forma certinha para o papel.

"Como Sobreviver a Um Ataque Zumbi"
“Como Sobreviver a Um Ataque Zumbi”

Carter (Logan Miller) é outro estereótipo de adolescente americano presente em milhares de filmes: bobo, sem limite e sem noção. Ele é quem assume o posto de mais engajado à temática da comédia do filme. Augie (Joey Morgan) é ingênuo, focado e tem problemas pessoais. Fofo que chega a dar raiva. Ponto para o ator que deu o tom exato de qual o personagem precisava. Denise, vivida por Sarah Dumont, é o ponto de equilíbrio entre eles e tem certa distância intelectual e de bagagem de vida, mas nada que impeça do quarteto funcionar para o propósito do longa: sobreviver.

"Como Sobreviver a Um Ataque Zumbi"
“Como Sobreviver a Um Ataque Zumbi”

O humor em si demora a engrenar no filme, com momentos engraçadinhos, outros sem a menor necessidade de existir e alguns de tirar o fôlego com risada, justamente pela surrealidade das situações mostradas. As tiradas sexuais são tão loucas que o espectador pode dar aquele riso de “Como assim que isto está acontecendo?”. A modernidade chega para todos, inclusive para os zumbis. Se há um ponto a ser destacado no filme, é exatamente pensar na questão dos personagens – já tão excessivamente explorada -, de outro modo, mais sem noção e porque não dizer, irreal (embora isto já tenha sido usado também em outras produções). Como mostrado nos teasers e trailers, os zumbis deste filme dançam, cantam Britney Spears e alguns nem humanos eram.

"Como Sobreviver a Um Ataque Zumbi"
“Como Sobreviver a Um Ataque Zumbi”

Aliás, mostrar diversos elementos do filme antes de lançamento tirou certa parte da surpresa do filme, que tem um final mais do que clichê, em se tratando de zumbis. “Como Sobreviver a Um Ataque Zumbi” diverte, com cenas espaçadas de humor. O nome em inglês do filme, “Scout’s Guide To The Zombie Apocalypse” (Manual de escoteiros para o Apocalipse Zumbi) abraça perfeitamente a ideia da obra, muitas vezes mais do que o título dado em português. Zumbis matam, comem pessoas e também podem fazer rir em 2015, com suas loucuras e obsessões por selfies, obviamente presentes no filme, quase como personagem.

"Como Sobreviver a Um Ataque Zumbi"
“Como Sobreviver a Um Ataque Zumbi”

“Como Sobreviver a Um Ataque Zumbi” (Scout’s Guide To The Zombie Apocalypse)

Gênero: Comédia/Terror
Diretor: Christopher Landon
País: Estados Unidos
Ano: 2015
Duração: 1h33min
Roteiro: Carrie EvansEmi MochizukiLona WilliamsChristopher Landon
Distribuidor: Paramount Pictures

Publicidade