Crítica: ‘Homem-Aranha: De Volta ao Lar’ (Spider-Man: Homecoming)

Assista esquecendo as sequências anteriores e pensando nos quadrinhos.

Diferentemente das trilogias antigas de “Homem-Aranha” (Spider Man), de 2002, e “O Espetacular Homem-Aranha” (The Amazing Spider-Man), de 2012, em “Homem-Aranha: De Volta ao Lar” (Spider-Man: Homecoming) podemos sentir a verdadeira essência do “nascimento” do herói. Um garoto de 15 anos, com problemas no ensino médio tendo que lidar com seus novos poderes. O ator Tom Holland (Peter Parker e Homem-Aranha) disse, em algumas entrevistas, que chegou a assistir muitos filmes da década de 1980, principalmente “Curtindo a Vida Adoidado” (Ferris Bueller’s Day Off) para se inspirar. Inclusive, há um easter egg de Parker correndo pelos jardins do subúrbio, onde aparece a mesma cena em uma TV na casa que ele “invade”.

Quem assistiu ao trailer tem a impressão que não há muita novidade ao decorrer do longa-metragem. Mesmo em pequenos trechos apresentados ao público, o trailer apresenta boa parte das cenas de ação, mas felizmente não entrega revelações ou detalhes. Mesmo com grande destaque no trailer e no cartaz, Tony Stark (Robert Downey Jr.) não é um dos protagonistas. Ou seja, não é uma continuação de “Homem de Ferro”, como muitos imaginaram. O personagem é apenas um complemento importante para a trama, mas não rouba o protagonismo de Tom Holland. O Homem de Ferro é um bom exemplo do acerto do acordo entre a Marvel e a Sony.

Um dos pontos negativos em “Homem-Aranha: De Volta ao Lar” é que o filme não se encaixa na cronologia das HQs da Marvel. Isso mesmo. Um usuário do Reddit divulgou sua teoria que colocaria os eventos de Vingadores, em março de 2010. Com isso, os eventos de “De Volta ao Lar” seriam sete anos e seis meses depois da Batalha de Nova York (ocorrida na primeira sequência do grupo de heróis da Marvel), e não oito, como apresentado no início da trama. No entanto, o diretor do filme Jon Watts ainda não se pronunciou a respeito.

Em “Homem-Aranha: De Volta ao Lar” é possível encontrar três vilões dos quadrinhos. O Abutre, interpretado por Michael Keaton, é o principal e há uma motivação por trás de sua maldade, fazendo que o personagem não seja o vilão clichê. Gatuno (Donald Glover), O Escorpião (Michael Mando) e o Shoker (interpretado por Logan Marshall-Green e Bokeem Woodbine) também aparecem, porém, com menor destaque. A dúvida que fica para a posterioridade é: eles voltarão nos próximos filmes?

Mesmo com pouca experiência como herói, o filme tem um ponto muito positivo nas cenas de Peter Parker no colégio. O diretor conseguiu dar harmonia entre a inocência do ator e as cenas de ação e amadurecimento do Homem-Aranha. O dilema do colégio e os afazeres de “gente grande” do Homem-Aranha são divertidos e dá outro olhar ao “Homem-Aranha: De Volta ao Lar”, bem diferente dos antigos filmes. Assista esquecendo as sequências anteriores e pensando nos quadrinhos.

*Colaborou Helaine Ferreira

Sinopse

De volta a sua cidade e a sua vida, já não tão pacatas como antes, Peter Parker luta diariamente contra pequenos crimes nas redondezas. O que ele não espera é a ameaça de um novo vilão, que não vai ser tão fácil de combater como ele imagina.

Cartazes

Leia também: