Crítica: ‘Meu Malvado Favorito 3’ (Despicable Me 3)

Filme estreia 29 de junho de 2017 nos cinemas do Brasil

Em “Meu Malvado Favorito 3” (Despicable Me 3), o protagonista Gru encontra com seu irmão gêmeo Drew, ou Dru, em português (ambos dublados no Brasil por Leandro Hassum). Juntos eles vão atrás do vilão Balthazar Bratt, um ex-ator mirim e astro de TV que foi um típico malvado bem-sucedido nos anos 80 e está de volta à ativa.

Para quem não assistiu aos filmes anteriores, não precisa se preocupar, porque é “Meu Malvado Favorito 3” tem uma história independente das demais. A única coisa que é preciso saber para assistir à sequência é: Gru era um malvado que gostava de fazer “vilanias” – como foi traduzido para o português do Brasil -, mas depois resolveu ser bonzinho por conta da adoção das meninas Agnes, Margo e Edith em “Meu Malvado Favorito”, de 2010.

O enredo tem duas histórias principais paralelas. O encontro entre os irmãos é clichê, mas funciona, porque se sustenta até o fim do longa-metragem – dando abertura para um próximo filme -, e a correria atrás do vilão Balthazar, que vai chamar atenção do público mais velho por entender melhor as piadas, músicas e outras referências à década de 1980. Apesar de cenas previsíveis, o vilão é divertido e a dublagem no Brasil feita pelo cantor e ator Evandro Mesquita encaixa perfeitamente.

Além das duas histórias principais, “Meu Malvado Favorito 3” tem outras histórias menores e, de certa maneira, ligadas aos filmes anteriores: a questão da família. Nessa sequência, Lucy, dublada no Brasil por Maria Clara Gueiros, “aprende” a ser mãe das meninas e tenta protegê-las a todo custo, além das cenas divertidas de Agnes com o desejo incontrolado de achar um unicórnio.

Infelizmente os Minions em “Meu Malvado Favorito 3” não têm destaque, o grupo não tem um objetivo, um foco e estão lá apenas para entreter. Assim como nas animações anteriores, o cantor Pharrell Williams ainda comanda a trilha sonora do longa-metragem que encaixa em diversos momentos engraçados. “Meu Malvado Favorito 3” consegue prender a atenção de crianças e adultos até o fim, mesmo com um enredo mediano. Filme estreia 29 de junho de 2017 nos cinemas do Brasil.

Sinopse

O ex-ator mirim e astro de TV, Balthazar Bratt, foi um típico malvado bem-sucedido nos anos 80 e agora está de volta à ativa. Ele vai aterrorizar a vida de Gru, Agnes, Margo, Edith, Dr. Nefario e os atrapalhados Minions. Em meio a tudo isso, Gru também vai encontrar o seu irmão gêmeo, Dru.

Meu Malvado Favorito 3

3D
Título original: Despicable me 3
Distribuição: Universal
Data de estreia: qui, 29/06/17
País: Estados Unidos
Gênero: animação
Ano de produção: 2016
Direção: Kyle Balda, Pierre Coffin