“Ninfomaníaca” é a história poética e selvagem da vida de uma mulher, do nascimento aos 50 anos de idade, contada pela protagonista Joe (Charlotte Gainsbourg), autodiagnosticada ninfomaníaca.
Numa fria noite de inverno, o velho e charmoso solteiro Seligman (Stellan Skarsgård) encontra Joe violentada num beco. Ele a leva para o apartamento dele, onde cuida de suas feridas e faz perguntas sobre a vida dela.
Ele escuta atentamente enquanto Joe, durante oito capítulos, reconta a multifacetada e luxuriosa história de sua vida, rica em associações e eventos que se cruzam.
O novo filme de Lars von Trier será distribuído em duas partes (Volume I e Volume II) e tem duas versões (uma que dura 4 horas e outra que dura cerca de 5h30 minutos).
Durante os próximos quatro meses, “Ninfomaníaca” (Volumes I e II) será lançado no mundo todo. Em alguns países, os dois volumes serão lançados juntamente e, em outros lugares, os volumes I e II serão lançados separadamente.
Cada país tem suas próprias leis de censura e para criar uma coesão entre as estratégias de distribuição em cada território, a versão de 4 horas será a primeira a ser lançada. E mesmo essa versão pode sofrer mudanças em cada pais de acordo com as leis nacionais.
Cada capítulo do Volume I:
Capítulo 1: O pescador exemplar
Como um simples pacote de chocolate pode virar um símbolo de vitória sexual? Ao embarcarem num trem, Joe e sua experiente amiga B fazem uma aposta para ver quem consegue seduzir mais homens durante a viagem. O grande prêmio é um delicioso pacote de chocolate e logo ficará claro para Joe que, para vencer a aposta ela terá que fazer com que suas presas mordam o anzol, como um experiente pescador faz.
Capítulo 2: Jerôme
“O amor é apenas luxúria misturada com ciúme.”
Apesar do amor ser um sentimento superficial aos olhos da ninfomaníaca cínica, a jovem Joe se depara com forças que penetram sua defesa blindada. O nome dele é Jerôme.
Capítulo 3: Senhora H
Administrar uma vasta rede de amantes nem sempre é fácil e Joe é logo confrontada pelas consequências desagradáveis de ser uma ninfomaníaca. Afinal de contas, não se pode fazer uma omelete sem quebrar os ovos.
Capítulo 4: Delirium
Delirium: Confusão, desilusão, alucinação. O pai da ninfomaníaca morre.
Capítulo 5: A pequena escola de órgão
Um prelúdio coral de Bach: três vozes, cada uma com sua característica, mas em completa harmonia. em outras palavras: POLIFONIA.
Capítulo 6: As Igrejas oriental e ocidental (O pato mudo)
A Igreja oriental é comumente chamada de Igreja da alegria e a Igreja ocidental de Igreja do sofrimento. Se você fizer uma viagem mental de Roma ao oriente, vai perceber que se afasta da culpa e da dor rumo à luz e à alegria. No entanto, o que Joe aprende é que dor e prazer podem estar mais próximas do que se imagina.
Capítulo 7: O Espelho
A imagem que você vê em um espelho vai, em um primeiro momento, parecer uma réplica exata do objeto que você está olhando. No entanto, isso é, na verdade, falso, uma vez que o objeto será sempre uma versão espelhada e, portanto, imperfeita do objeto original. Joe tenta se livrar de sua sexualidade.