Festival do Rio 2023: ‘A Batalha da Rua Maria Antônia’, de Vera Egito, estreia 12 de outubro

Filme em 21 planos sequência retrata embate entre estudantes na ditadura militar.

"A Batalha da Rua Maria Antônia" tem roteiro e direção de Vera Egito (Foto: Manoela Estellita)

O filme “A Batalha da Rua Maria Antônia”, dirigido por Vera Egito e produzido pela Paranoid e Globo Filmes, terá sua estreia mundial no Festival do Rio – Première Brasil, nos dias 12 e 13 de outubro. O filme narra as dramáticas 24 horas de confronto vividas pelos estudantes paulistas em outubro de 1968, um episódio conhecido como a “Batalha da Rua Maria Antônia”.

Estrelado por Pâmela Germano, Isamara Castilho, Caio Horowicz, Julianna Gerais, Gabriela Carneiro da Cunha e Philipp Lavra, a obra apresenta 21 planos sequências que capturam a tensão e os conflitos enfrentados por professores e estudantes do Movimento Estudantil de Esquerda. Eles montam uma vigília na Faculdade de Filosofia da USP para garantir a votação no pleito do movimento estudantil, enquanto enfrentam ataques do Comando de Caça aos Comunistas da Universidade Mackenzie.

O filme mergulha na atmosfera dos anos 60, com jovens lutando apaixonadamente por seus ideais, enquanto a ameaça da invasão militar paira sobre o prédio da USP. Durante o confronto, gritos, molotovs, pedras, paus e bombas caseiras são lançados, retratando vividamente o tumulto daquele momento histórico.

"A Batalha da Rua Maria Antônia" tem roteiro e direção de Vera Egito (Foto: Manoela Estellita)
“A Batalha da Rua Maria Antônia” tem roteiro e direção de Vera Egito (Foto: Manoela Estellita)

Além de sua estreia no Festival do Rio, o filme também está programado para ser exibido na 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Internacionalmente, a produção foi selecionada para o 30º Festival de Cinema de Austin e o 59º Festival Internacional de Cinema de Chicago.

A ficha técnica do filme inclui Vera Egito como roteirista e diretora, com produção de Egisto Betti, Heitor Dhalia e Manoel Rangel. O elenco é encabeçado por talentosos atores, como Pâmela Germano, Isamara Castilho, Caio Horowicz e outros.

“A Batalha da Rua Maria Antônia” é uma representação impactante de um momento crucial na história do Brasil, oferecendo uma visão intensa e emocionante dos desafios enfrentados pelos estudantes e professores durante a ditadura militar, em uma noite que se tornaria parte integrante da história do país.

"A Batalha da Rua Maria Antônia" tem roteiro e direção de Vera Egito
“A Batalha da Rua Maria Antônia” tem roteiro e direção de Vera Egito

Leia também: