Início Cinema Festival do Rio Paolla Oliveira protagoniza terror psicológico ‘Herança de Narcisa’ no Festival do Rio

Paolla Oliveira protagoniza terror psicológico ‘Herança de Narcisa’ no Festival do Rio

Estreia ocorre em 6 de outubro no Estação Gávea, no Festival do Rio

Paolla Oliveira interpreta Ana em cena do longa 'Herança de Narcisa' (Foto: Olhar Filmes)
Paolla Oliveira interpreta Ana em cena do longa 'Herança de Narcisa' (Foto: Olhar Filmes)
PUBLICIDADE

O filme ‘Herança de Narcisa’, dirigido por Clarissa Appelt e Daniel Dias, estreia no dia 6 de outubro no Festival do Rio. A produção faz parte da mostra Première Brasil: Competição Novos Rumos, espaço voltado a narrativas inéditas e tendências do cinema brasileiro.

Produção e elenco do longa

O longa tem produção da Camisa Preta Filmes, coprodução da Urca Filmes e Telecine e distribuição da Olhar Filmes. No elenco, Paolla Oliveira interpreta Ana, personagem que retorna à casa de infância após a morte da mãe, Narcisa, ex-vedete. Pedro Henrique Müller vive Diego, irmão da protagonista. Rosamaria Murtinho e Elvira Helena também integram o elenco.

Pedro Henrique Müller, que interpreta Diego, contracena com Paolla Oliveira (Foto: Olhar Filmes)
Pedro Henrique Müller, que interpreta Diego, contracena com Paolla Oliveira (Foto: Olhar Filmes)

Enredo de ‘Herança de Narcisa’

Após a herança do casarão localizado no Rio de Janeiro, Ana decide vendê-lo e dividir o valor com o irmão. Durante o processo de limpeza, ela descobre segredos ligados a uma maldição ancestral. O retorno à casa desperta fantasmas pessoais e o espírito da mãe, levando a personagem a confrontar traumas familiares.

Paolla Oliveira em momento de tensão no casarão herdado pela personagem (Foto: Olhar Filmes)
Paolla Oliveira em momento de tensão no casarão herdado pela personagem (Foto: Olhar Filmes)

Inspirações dos diretores

Segundo os cineastas, o longa apresenta uma leitura diferente do clássico filme de possessão. “No sincretismo religioso brasileiro, acredita-se que somente reconhecendo as projeções e questões um do outro, fantasmas e hospedeiros podem se libertar. 1Herança de Narcisa1 é uma versão diferente do clássico filme de possessão, em que não falamos sobre a possessão pelo mal ou pelo diabo, mas sobre a possessão pelas questões não resolvidas do relacionamento entre mãe e filha. Para quebrar o ciclo, a única maneira é um exorcismo mútuo”, destacam Clarissa Appelt e Daniel Dias.

Paolla Oliveira interpreta Ana em cena do longa 'Herança de Narcisa' (Foto: Olhar Filmes)
Paolla Oliveira interpreta Ana em cena do longa ‘Herança de Narcisa’ (Foto: Olhar Filmes)

O olhar de Clarissa Appelt

A diretora compartilhou o processo criativo: “Eu senti que o único jeito de me livrar das minhas cicatrizes ancestrais era através de algum tipo de ritual. Compartilhei a ideia com Daniel, meu parceiro, e nós escrevemos esse filme. Essa é uma produção sobre ancestralidade feminina e a fita vermelha representa o que nos amarra e nos separa, ao mesmo tempo”.

A atriz vive sua primeira protagonista em um filme do gênero terror (Foto: Olhar Filmes)
A atriz vive sua primeira protagonista em um filme do gênero terror (Foto: Olhar Filmes)

Referências cinematográficas

O diretor Daniel Dias ressaltou algumas das inspirações. “A onda de terror psicológico dos anos 40, como em ‘Cat People’ (1942) e ‘I Walked With a Zombie’ (1943), ambos de Jacques Tourner, serviram de grandes inspirações, assim como o mais recente ‘The Night House’, de David Bruckner”, explicou.

O longa 'Herança de Narcisa' estreia no Festival do Rio em 6 de outubro (Foto: Olhar Filmes)
O longa ‘Herança de Narcisa’ estreia no Festival do Rio em 6 de outubro (Foto: Olhar Filmes)

Exibições no Festival do Rio

A sessão de estreia acontece no dia 6 de outubro, às 18h45, no Estação Gávea. No dia 7, às 16h, o filme será exibido no Estação Rio com debate após a sessão. Já no dia 8 de outubro, às 18h, haverá exibição no Cine Carioca José Wilker.

Ficha técnica

O longa tem 85 minutos de duração, roteiro de Clarissa Appelt e Daniel Dias, fotografia de Zhai Sichen e montagem de Daniel Dias. A direção de arte é assinada por Fernanda Teixeira, figurino por Roberta Pupo e caracterização por Cleber de Oliveira. A trilha sonora é de Marcelo Conti.

Trajetória dos diretores

Clarissa Appelt e Daniel Dias são pós-graduados em roteiro nos Estados Unidos com bolsa Fulbright/Capes. Juntos, fundaram o Programa New Voices, voltado a vozes sub-representadas. Clarissa dirigiu ‘A Casa de Cecília’ (2015). Daniel foi roteirista de ‘Nosso Sonho’ (2023). ‘Herança de Narcisa’ marca o primeiro longa da dupla.

Produtoras envolvidas

A Camisa Preta Filmes atua desde 2018, produzindo conteúdos autorais e branded content. A Urca Filmes, com mais de 20 anos de atuação, participou de produções como ‘Nosso Sonho’, ‘Tropa de Elite 2’ e ‘O Filme da Minha Vida’. O Telecine participa como coprodutor e distribuidor de conteúdos no Brasil. A Olhar Filmes é responsável pela distribuição e mantém catálogo em plataformas como Netflix, Prime Video, Telecine, Globoplay e Apple TV.

PUBLICIDADE