Paolla Oliveira protagoniza terror psicológico ‘Herança de Narcisa’ no Festival do Rio

Estreia ocorre em 6 de outubro no Estação Gávea, no Festival do Rio

Paolla Oliveira interpreta Ana em cena do longa 'Herança de Narcisa' (Foto: Olhar Filmes)
Paolla Oliveira interpreta Ana em cena do longa 'Herança de Narcisa' (Foto: Olhar Filmes)
PUBLICIDADE

O filme ‘Herança de Narcisa’, dirigido por Clarissa Appelt e Daniel Dias, estreia no dia 6 de outubro no Festival do Rio. A produção faz parte da mostra Première Brasil: Competição Novos Rumos, espaço voltado a narrativas inéditas e tendências do cinema brasileiro.

Produção e elenco do longa

O longa tem produção da Camisa Preta Filmes, coprodução da Urca Filmes e Telecine e distribuição da Olhar Filmes. No elenco, Paolla Oliveira interpreta Ana, personagem que retorna à casa de infância após a morte da mãe, Narcisa, ex-vedete. Pedro Henrique Müller vive Diego, irmão da protagonista. Rosamaria Murtinho e Elvira Helena também integram o elenco.

Pedro Henrique Müller, que interpreta Diego, contracena com Paolla Oliveira (Foto: Olhar Filmes)
Pedro Henrique Müller, que interpreta Diego, contracena com Paolla Oliveira (Foto: Olhar Filmes)

Enredo de ‘Herança de Narcisa’

Após a herança do casarão localizado no Rio de Janeiro, Ana decide vendê-lo e dividir o valor com o irmão. Durante o processo de limpeza, ela descobre segredos ligados a uma maldição ancestral. O retorno à casa desperta fantasmas pessoais e o espírito da mãe, levando a personagem a confrontar traumas familiares.

Paolla Oliveira em momento de tensão no casarão herdado pela personagem (Foto: Olhar Filmes)
Paolla Oliveira em momento de tensão no casarão herdado pela personagem (Foto: Olhar Filmes)

Inspirações dos diretores

Segundo os cineastas, o longa apresenta uma leitura diferente do clássico filme de possessão. “No sincretismo religioso brasileiro, acredita-se que somente reconhecendo as projeções e questões um do outro, fantasmas e hospedeiros podem se libertar. 1Herança de Narcisa1 é uma versão diferente do clássico filme de possessão, em que não falamos sobre a possessão pelo mal ou pelo diabo, mas sobre a possessão pelas questões não resolvidas do relacionamento entre mãe e filha. Para quebrar o ciclo, a única maneira é um exorcismo mútuo”, destacam Clarissa Appelt e Daniel Dias.

Paolla Oliveira interpreta Ana em cena do longa 'Herança de Narcisa' (Foto: Olhar Filmes)
Paolla Oliveira interpreta Ana em cena do longa ‘Herança de Narcisa’ (Foto: Olhar Filmes)

O olhar de Clarissa Appelt

A diretora compartilhou o processo criativo: “Eu senti que o único jeito de me livrar das minhas cicatrizes ancestrais era através de algum tipo de ritual. Compartilhei a ideia com Daniel, meu parceiro, e nós escrevemos esse filme. Essa é uma produção sobre ancestralidade feminina e a fita vermelha representa o que nos amarra e nos separa, ao mesmo tempo”.

A atriz vive sua primeira protagonista em um filme do gênero terror (Foto: Olhar Filmes)
A atriz vive sua primeira protagonista em um filme do gênero terror (Foto: Olhar Filmes)

Referências cinematográficas

O diretor Daniel Dias ressaltou algumas das inspirações. “A onda de terror psicológico dos anos 40, como em ‘Cat People’ (1942) e ‘I Walked With a Zombie’ (1943), ambos de Jacques Tourner, serviram de grandes inspirações, assim como o mais recente ‘The Night House’, de David Bruckner”, explicou.

O longa 'Herança de Narcisa' estreia no Festival do Rio em 6 de outubro (Foto: Olhar Filmes)
O longa ‘Herança de Narcisa’ estreia no Festival do Rio em 6 de outubro (Foto: Olhar Filmes)

Exibições no Festival do Rio

A sessão de estreia acontece no dia 6 de outubro, às 18h45, no Estação Gávea. No dia 7, às 16h, o filme será exibido no Estação Rio com debate após a sessão. Já no dia 8 de outubro, às 18h, haverá exibição no Cine Carioca José Wilker.

Ficha técnica

O longa tem 85 minutos de duração, roteiro de Clarissa Appelt e Daniel Dias, fotografia de Zhai Sichen e montagem de Daniel Dias. A direção de arte é assinada por Fernanda Teixeira, figurino por Roberta Pupo e caracterização por Cleber de Oliveira. A trilha sonora é de Marcelo Conti.

Trajetória dos diretores

Clarissa Appelt e Daniel Dias são pós-graduados em roteiro nos Estados Unidos com bolsa Fulbright/Capes. Juntos, fundaram o Programa New Voices, voltado a vozes sub-representadas. Clarissa dirigiu ‘A Casa de Cecília’ (2015). Daniel foi roteirista de ‘Nosso Sonho’ (2023). ‘Herança de Narcisa’ marca o primeiro longa da dupla.

Produtoras envolvidas

A Camisa Preta Filmes atua desde 2018, produzindo conteúdos autorais e branded content. A Urca Filmes, com mais de 20 anos de atuação, participou de produções como ‘Nosso Sonho’, ‘Tropa de Elite 2’ e ‘O Filme da Minha Vida’. O Telecine participa como coprodutor e distribuidor de conteúdos no Brasil. A Olhar Filmes é responsável pela distribuição e mantém catálogo em plataformas como Netflix, Prime Video, Telecine, Globoplay e Apple TV.

PUBLICIDADE