Maratona Zé do Caixão encerra Mostra de Cinema Independente na Cinemateca

Cinemateca de São Paulo exibirá os filmes na madrugada do dia 27 para 28 de setembro. O evento é gratuito.

O Mês da Cultura Independente, evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, chega à sua última semana de programação e encerra a programação de cinema com a Maratona Zé do Caixão. A Cinemateca exibirá uma maratona comemorando os 50 anos do personagem criado por José Mojica Martins na madrugada do dia 27 para 28 de setembro. O evento é gratuito, acontece na própria Cinemateca, a partir das 23h.

Os filmes exibidos serão “À meia noite levarei sua alma” (1964), “Esta noite encarnarei no teu cadáver” (1967) e “Encarnação do demônio” (2008). Todos foram dirigidos por José Mojica Marins e serão exibidos em 35 mm.

O personagem surgiu num pesadelo de seu criador, José Mojica Marins. Josefel Zanatas é um agente funerário niilista, odiado na cidade onde vive, e conhecido por todos como Zé Do Caixão. É obcecado em encontrar uma “mulher superior” capaz de gerar seu filho perfeito. No caminho, enfrentará tudo e todos para atingir seu objetivo. Lendário personagem do cinema brasileiro, Zé do Caixão aparece pela primeira vez em À meia-noite levarei sua alma, lançado comercialmente nos cinemas em 09 de novembro de 1964, um grande sucesso que marcou profundamente nossa nossa cultura popular. Esta noite encarnarei no teu cadáver, de grande invenção visual, é o segundo filme da trilogia, lançado em 1967. O destaque fica para a sequência do inferno gelado, filmado em cores quentes. Projeto planejado por Mojica desde 1966, Encarnação do demônio traz Zé do Caixão saindo da cadeia depois de trinta anos preso e decidido a concluir seu plano: encontrar a mulher capaz de gerar seu perfeito herdeiro.

Data: 27 de setembro
Tela Externa
Horário: 23h59
Filme: “À meia-noite levarei sua alma”

Data: 28 de setembro
Sala BNDES
Horário: 02h00
Filme: “Esta noite encarnarei no teu cadáver”
Horário: 04h00
Filme: “Encarnação do demônio”

Sinopses e Fichas Técnicas

“À Meia-Noite Levarei Sua Alma”, de José Mojica Marins

São Paulo, 1964, 35mm, pb, 81′
José Mojica Marins, Magda Mei, Nivaldo de Lima, Valéria Vasquez
Não recomendado para menores de 16 anos

O sádico e cruel coveiro Zé do Caixão pretende gerar um filho perfeito para dar continuidade ao seu sangue. Sua mulher não consegue engravidar e ele acaba violentando a mulher do seu melhor amigo. A moça violentada pelo coveiro decide se suicidar para regressar do mundo dos mortos e levar a alma de Zé do Caixão consigo.Primeiro filme com o personagem Zé do Caixão, genial criação de José Mojica Marins.

“Esta Noite Encarnarei No Teu Cadáver”, de José Mojica Marins

Brasil, 1967, 35mm, pb/cor, 107′
José Mojica Marins, Roque Rodrigues, Nádia Tell, William Morgan, Nivaldo de Lima
Não recomendado para menores de 18 anos

Zé do Caixão continua na busca obsessiva da mulher ideal, capaz de gerar o filho perfeito. Auxiliado pelo fiel criado Bruno, ele rapta seis belas moças e as submete às mais terríveis torturas. Porém, ele acaba matando uma mulher grávida e, atormentado pela culpa da morte de uma criança inocente, sofre pesadelo no qual é levado para um inferno gelado. Segundo filme da trilogia de Zé do Caixão.

“Encarnação do Demônio”, de José Mojica Marins

Brasil, 2008, 35mm, cor, 90′
com José Mojica Marins, Jece Valadão, Adriano Stuart, Milhem Cortaz, Helena Ignez, Débora Muniz, Cristina Aché
Não recomendado para menores de 18 anos

Após 40 anos preso, Zé do Caixão enfim é libertado. De volta às ruas, ele está decidido a cumprir sua missão: encontrar uma mulher que possa gerar seu filho perfeito. Caminhando pela cidade de São Paulo ele enfrenta leis não naturais e crendices populares, deixando um rastro de sangue por onde passa. Último filme da trilogia de Zé do Caixão.