“O Jogo da Imitação” (The Imitation Game) é baseado na história real do lendário criptoanalista inglês Alan Turing, considerado o pai da computação moderna. O filme narra a tensa corrida contra o tempo de Turing e sua brilhante equipe no projeto Ultra para decifrar os códigos de guerra nazistas e contribuir para o final do conflito.

Sediada no “invisível” Bletchley Park, durante os dias mais negros da Segunda Guerra Mundial, a eclética equipe liderada por Alan Turing (Benedict Cumberbatch) era formada por matemáticos – dentre eles a única mulher do grupo, Joan Clarke (Keira Knightley), linguistas, campeões de xadrez, e os oficiais da inteligência do governo britânico tinham um poderoso aliado no primeiro ministro Winston Churchill.

“O Jogo da Imitação” conta os períodos mais importantes da vida de Turing, desde os infelizes anos da adolescência no internato, o triunfo de sua secreta dedicação durante a guerra – com a invenção de uma técnica eletromecânica que permitiu a quebra de cerca de 3.000 mensagens de códigos secretos gerados pela máquina alemã Enigma – até a tragédia de sua morte prematura no período pós-guerra, quando foi condenado por ser homossexual e obrigado a tomar injeções de hormônio.

O drama recebeu em setembro último o Prêmio Grolsch da Escolha Popular no TIFF 2014 – Festival Internacional de Cinema de Toronto, esquentando sua condição de um dos favoritos ao prêmio Oscar 2015.