'O Menino e o Mundo' ganha exibição na Baixada Fluminense, no Rio

A sessão gratuita será no dia 28 de agosto, às 18h, na sede da Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu

No dia 28 de agosto, sexta-feira, às 18h, o filme “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu, será exibido no cineclube da Escola Livre de Cinema (ELC), em Nova Iguaçu. A entrada é gratuita. A animação brasileira conta a história de um menino que decide ir para a cidade grande em busca de uma vida melhor e se depara com problemas como a desigualdade social e o desemprego. Após a exibição acontecerá um bate-papo com João Capalhau, fundador do coletivo de HQs Capa Comics.

Com a trilha interpretada pelo rapper Emicida, o longa “O Menino o e o Mundo” conquistou o Prêmio Cristal de melhor longa-metragem no 38º Festival de cinema de animação de Annecy, na França, considerado o maior prêmio da animação mundial. Além disso, venceu o Grande Prêmio da Mostra – Festival de Cinema de Animação de Lisboa, entre outros festivais de cinema e animação pelo mundo. Ao todo, foram cerca de trinta e quatro prêmios.

Local onde acontecerá a exibição, a Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu, fundada em julho de 2006, é a primeira local educacional de audiovisual da Baixada Fluminense. Localizada no bairro de Miguel Couto em Nova Iguaçu, sob a gestão da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Avenida Brasil Instituto de Criatividade Social, o projeto é dirigido pelo cineasta e diretor teatral Marcus Vinícius Faustini.

Em 2012, com a mudança para o bairro de Austin, a ELC iniciou um novo ciclo e agora conta com uma gestão colaborativa, na qual o Cineclube Buraco do Getúlio, a ONG Laboratório Cultural, o Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense e o Cineclube Mate com Angu contribuem com mobilização e produção.

Cineclube ELC – “O Menino e o Mundo”

Exibição: Sexta-feira, 28 de agosto
Horário: às 18h
Local: Sede da Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu – Rua Cândido Lima 13, Austin, Nova Iguaçu (próximo à Estação de Trem)