Oficina 'Sanguecine' exibe e debate filmes de terror e fantasia no Rio

Workshop exibe a história da produção e mercado de filmes de gênero analisando trechos de mais 100 filmes de vários países

A partir do dia 25 de agosto os apaixonados por filmes de terror, ficção científica e fantasia terão um novo espaço no Rio para conhecer, discutir e assistir algumas das melhores – e pouco vistas no Brasil – produções do cinema de gênero (termo cinematográfico que abrange as obras de terror, suspense, ficção científica, fantasia, policial, ação). Concebido como um workshop de exposição e discussão atualizada sobre produção e mercado do cinema de gênero, “Sanguecine” será realizado nos dias 25 de agosto e 01, 08 e 15 de setembro no Centro Cultural Tempo Glauber, no Rio de Janeiro.

Idealizado por Marcio Paes e produzido em parceria com Letícia Simões, o evento é dirigido tanto para curiosos e interessados quanto para cineastas, produtores e profissionais que desejam entender melhor tanto as particularidades conceituais das obras quanto do mercado dessa cinematografia no exterior e no Brasil. Ao longo de quatro encontros com quatro horas de duração, os participantes se aprofundarão em uma análise do panorama criativo e mercadológico atual do cinema de gênero mundial com acesso a trechos de mais de 100 filmes selecionados numa curadoria cuidadosa e original.

“É uma média de 25 filmes por aula, de várias nacionalidades, com produções que vão da Coreia até a Indonésia passando pela Espanha e Turquia. É uma seleção que evita o óbvio e foi feita com filmes dos quais a maioria das pessoas não deve ter ouvido falar, apesar de serem obras de alta qualidade e populares em seus países e continentes”, explica o organizador Marcio Paes, produtor e diretor de arte do filme “Só Dez Por Cento é Mentira”, vencedor de melhor documentário do Festival de Paulínia, em 2009.

Apaixonado por cinema e, mais especificamente, pela cinematografia de gênero, Marcio cresceu dentro das salas de cinema nos anos 70 e 80, absorvendo o impacto inédito e original dos filmes que criaram os alicerces e formatos para todo o cinema de entretenimento contemporâneo. Ele mantém um acervo, sempre crescente, com mais 3.000 filmes. Inicialmente realizado como um cineclube dedicado à filmes de terror e fantasia no ano passado no Cine Joia. A busca de espectadores e amigos profissionais de cinema por mais informações, espaço e troca de ideias sobre o tema levaram à recriação do Sanguecine como espaço de encontro e debate mais aprofundado.

“A oficina será uma imersão, uma montanha russa de quatro dias de universo fantástico”, afirma Marcio. O grande desafio da nova empreitada, porém, é desmitificar o gênero, ainda visto por muitos como uma produção menor dentro da indústria de cinema mundial, “apesar de ser a espinha dorsal que mantém a própria em pé e andando”.

Como serão as aulas?

O primeiro dos encontros, em 25 de agosto,  trará uma visão panorâmica do cinema de gênero, com foco na história do cinema fantástico, sua linguagem e análise de obras clássicas (mas nunca óbvias).  O segundo dia (01 de setembro) abarcará o cinema produzido fora de Hollywood, em países como Coreia, Índia, Japão e Espanha, locais onde o cinema de gênero é bem estabelecido há décadas em termos de qualidade, mercado e público.

O tema do terceiro encontro (08 de setembro) será a produção independente e autoral, com destaque para análises sobre a experimentação de formatos de linguagem e estética e as possibilidades criativas de baixo orçamento . O último dia (15 de setembro) é dedicado ao cenário nacional e traça um breve histórico das iniciativas de cinema gênero na América Latina, Central e no Brasil e encerra-se com uma análise e debate sobre o audiovisual local e a busca de caminhos para produção, distribuição e exibição de um  cinema de gênero nacional.

Em abril de 2016, haverá outro módulo do “Sanguecine” como continuação direta deste workshop. Serão nove encontros focados de modo aprofundado nos conceitos e práticas das áreas e elementos da linguagem cinematográfica especificamente para o cinema de gênero (Roteiro, Produção, Direção, Fotografia, Arte, Som/Trilha, Efeitos digitais e práticos e Animação). Cada encontro dissecará um elemento com um seminário ministrado por um profissional de cinema/TV das respectivas áreas.

“Sanguecine”

Data: 25 de agosto e 01, 08, e 15 de setembro.

Carga horária: 16 horas

Preço por aluno: R$200

Inscrições e informações:

Centro Cultural Tempo Glauber – Rua Sorocaba, 190, Botafogo, Rio de Janeiro

Email: produtora@cinemapetisco.com.br

Tel: (21) 2221-2832