Sonia Braga protagoniza 'Aquarius', segundo filme de Kleber Mendonça Filho

Começam no Recife em agosto as filmagens do longa do roteirista e diretor de "O Som ao Redor"

Atualmente em fase de pré-produção, “Aquarius”, o segundo longa-metragem de ficção de Kleber Mendonça Filho, começará a ser filmado em Recife no próximo dia 4 de agosto. O filme do roteirista e diretor de “O Som ao Redor” (2012) terá como protagonista Sonia Braga no papel de Clara, uma escritora e crítica de música aposentada, viúva, mãe de três filhos adultos, e moradora do bairro de Boa Viagem. Clara tem também o dom de viajar no tempo.

Clara, 65 anos de idade, é uma escritora e crítica de música aposentada. Ela é viúva, mãe de três filhos adultos, e moradora de um apartamento repleto de livros e discos no Bairro de Boa Viagem, num edifício chamado Aquarius. Clara tem também o dom de viajar no tempo, um super poder que poucas pessoas no mundo são capazes de desenvolver.

“Aquarius” é produzido por Emilie Lesclaux, através da CinemaScópio Produções, com patrocínio do BNDES – Banco Nacional do Desenvolvimento e Funcultura / Fundarpe – Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco.

“Estou muito feliz de poder trabalhar com Sonia Braga em Aquarius. Sonia é não apenas uma grande atriz, mas um ícone da cultura brasileira através do teatro, da TV e do cinema, seu carisma é também reconhecido internacionalmente. Poder tê-la interpretando Clara, mulher rochedo que está em praticamente todas as cenas, é uma honra, pura e simplesmente, e a sintonia de Sonia com Clara é linda. Sonia é uma estrela, no sentido clássico da imagem de cinema”, diz Kleber Mendonça Filho.  

O roteiro de 123 páginas foi escrito por Kleber Mendonça Filho ao longo do último ano, após o longo processo de lançamento de O Som ao Redor em festivais de cinema, e nas salas do Brasil e do exterior. O realizador acredita que muitos dos temas que lhe são caros voltam nesse filme, mas de uma maneira totalmente diferente. “Clara é uma viajante no tempo, um super poder que poucas pessoas são capazes de desenvolver”.

“Quando li Aquarius, tive que parar para respirar. Sim, respirar e entender que era real. Que era um roteiro do Kleber Mendonça e que ele estava me oferecendo para participar. Pareceu de cara um sonho: uma personagem íntegra, da minha idade, com meus sonhos, com os meus sonhados filhos e família. Quis logo viver esta mulher. As palavras do roteiro pareciam que já tinham andado na minha boca. Quando assisti a O Som ao Redor, entendi logo que tinha que parar, respirar, voar, para entrar no universo incrível e magnificamente estranho do Kleber. Me vi, me senti nele”, conta a atriz

Sei que a viagem em Aquarius será um mergulho num profundo mar azul, infinito e misterioso, mas simples. Um mergulho nos meus mais profundos sonhos e desejos. Mas, principal e finalmente, a volta e um mergulho na minha língua mãe, que me acolheu sempre tão carinhosamente. Kleber me escolheu e eu fico muito agradecida que um grande cineasta como ele me veja assim, dentro deste universo estranhamente desnivelado , mas com linhas paralelas, que só os artistas colocam no infinito”, afirma Sonia Braga.

As filmagens de Aquarius terão duração de sete semanas, com locações em bairros diferentes do Recife. A produtora Emilie Lesclaux reuniu boa parte da equipe técnica e de produção que foi tão importante em O Som ao Redor, como os fotógrafos Pedro Sotero e Fabrício Tadeu, os diretores de arte Juliano Dornelles e Thales Junqueira, Daniel Bandeira como consultor artístico, Nicolas Hallet na gravação de som, Amanda Gabriel e Leonardo Lacca como preparadores de um elenco de mais de 50 atores.