Ana Botafogo participa do Mar de Culturas no Rio e debate sobre as danças clássica e urbana

Michel Cordeiro e Silvia Soter também são os convidados da edição que acontece em 2 de julho, quinta-feira, no Quiosque da Globo.

Ana Botafogo participa do Mar de Culturas no Rio (Foto: Divulgação)

O projeto Mar de Culturas, no Quiosque da Globo, convida o público para mais um bate-papo com a presença de grandes convidados. Na quinta-feira, 2 de julho, a partir das 19h, Ana Botafogo, Michel Cordeiro e Silvia Soter participam do debate “Dança Clássica e Dança Urbana: um diálogo possível?”, que dá continuidade à iniciativa da Globo de promover diálogos entre especialistas e a população a respeito de assuntos ligados ao cotidiano do Rio e do Grande Rio.

Ana Botafogo levará ao Mar de Culturas sua experiência em inúmeros festivais de balé no Brasil e no exterior – como os de Lausanne, Veneza e Havana. A bailarina começou seus estudos no Rio de Janeiro e seguiu para a Academia Goubé na Sala Pleyel, em Paris, passando também pela Academia Internacional de Dança Rosella Hightower (Cannes) e pelo Dance Center do Covent Garden (Londres). Em 1981, ingressou no balé do Theatro Municipal do Rio, onde permanece até hoje como primeira bailarina.

Michel Cordeiro é diretor artístico da companhia de dança JP Move, que desenvolve atividades culturais em todo o estado. Em 2014, a companhia levou o espetáculo Que se funk – que aborda os comportamentos do universo do Funk, como dialetos, moda, musicalidade e dança – a diversos teatros do Rio. No debate, Michael falará sobre a origem da dança urbana e seus diferentes estilos, ritmos e movimentos.

Silvia Soter, crítica de dança do jornal O Globo, completa o time de especialistas no assunto. Ela é mestre em Teatro pela UNIRIO e doutoranda em Educação pela UFRJ. Atualmente trabalha também como dramaturgista da Lia Rodrigues Companhia de Danças e como professora de ginástica holística, certificada na França por Marie-Josèphe Guichard, especialista no método de reeducação corporal. Em 2007 lançou o livro Cidadãos dançantes: a experiência de Ivaldo Bertazzo com o corpo de dança da Maré.

Após o bate-papo, o público poderá conferir ainda uma apresentação especial do grupo do projeto sociocultural Favela em Dança, que promove festivais de danças urbanas e funk em favelas.

Mar de Culturas no Quiosque da Globo, no Rio

Data: 2 de julho (quinta-feira)
Local: Quiosque da Globo – Praia de Copacabana (altura da Rua Miguel Lemos) – Rio de Janeiro
Horário: 19h
Convidados: Ana Botafogo, Michel Cordeiro e Silvia Soter
Participação especial: Favela em Dança