Um dos eventos mais esperados do ano pelo público geek começou nesta quinta-feira, 3 de dezembro. A segunda edição da Comic Con Experience (CCXP) no Brasil acontece na São Paulo Expo até o próximo domingo, 6 de dezembro. Representantes da organização do evento concederam uma coletiva de imprensa antes da abertura oficial no Auditório Cinemark, na qual falaram da estrutura, convidados e atrações.
Participaram Érico Borgo, Marcelo Forlani, Otávio Juliato, Pierre Mantovani e Renato Fabri, do portal Omelete. Além deles, estiveram presentes Renan Pizzi, da PiziiToys e Iron Studios e Ivan Costa, do Chiaroscuro Studios. Logo no início da reunião, foi exibido um vídeo com algumas personalidades comentando sobre o perfil geek, que já deixou o grande contingente de jornalistas, blogueiros e afins por dentro do tema.
Leia também:
- Destaques Comic-Con 2016: “A Bruxa de Blair 3” e “Power Rangers”
- Primeira edição do Expo Geek Beta no Rio tem algumas falhas, mas saldo é positivo
O jornalista Marcelo Tas, nome bem conceituado dentro do gênero, comentou na gravação que geek é “alguém que quer entender como as coisas funcionam”. Coisas essas que englobam de tudo: filmes, séries, super heróis, miniaturas colecionáveis, animes, fantasia medieval e mais um mundo de possibilidades. Ser geek não tem uma limitação. Neste universo, pode-se gostar de tudo.
Em 2014, a CCXP atraiu 97 mil pessoas em quatro dias. Nesta edição, a expectativa é de receber 120 mil. A estrutura mudou, o evento cresceu. São mais de 150 expositores em 39 mil metros quadrados (dobro da última edição) e a esperança de um faturamento médio de R$ 70 milhões, mesmo com a crise. O sócio-fundador do Omelete e da CCXP, Renato Fabri, disse que não se economiza para realizar algo como a CCXP. “O evento ainda não é uma fonte de renda. Queremos fazer um evento cada vez mais forte, diferente”, afirmou.
“O jeito que o brasileiro se comporta dentro de um evento está fazendo a gente criar uma Comic Con diferente de qualquer outra no mundo, com requinte visual muito acima de qualquer edição no mundo. Não é mérito nosso, isso é cultural aqui. A grande missão desse evento é fomentar o mercado de entretenimento de cultura pop. O pouquinho que vocês vão ver aqui é um DNA de ser um geek brasileiro”, explicou o diretor de conteúdo do Omelete, Érico Borgo.
Ele finalizou dizendo que a intenção é de que a experiência para todos seja incrível (ou mesmo épica, como diz do slogan da CCXP, #vaiserépico). “O nosso negócio é abrir sorrisos. Queremos que as pessoas entrem e fiquem fascinados”. Não é difícil sentir fascinado com o mundo de possibilidades que a Comic Com deste ano está oferecendo ao público. A São Paulo Expo parece outra dimensão, onde todo mundo pode ser o que quiser. Assim é o mundo geek.