Google encerra Orkut, mas mantém arquivo de comunidades

Site público com o que restou da rede social já está ativo desde 30 de setembro

Com o fim anunciado desde de julho de 2014, o Orkut foi oficialmente encerrado nesta terça-feira, 30 de setembro. Porém, o Google pensou naqueles que poderão sentir saudades da rede social e resolveu manter um arquivo com todas a comunidades que ainda estavam ativas.

A partir de agora, ao acessar www.orkut.com, o usuário é levado diretamente no arquivo. Além disso, o Google deixou uma mensagem aos seus usuários:

Arquivo de Comunidades do Orkut
De janeiro de 2004 a setembro de 2014, milhões de pessoas, espalhadas pelo mundo todo, se reuniram para discutir interesses comuns em uma vasta coleção de comunidades do Orkut. Com o objetivo de preservar a história de conexões e conversas do Orkut, este arquivo traz todo o conteúdo público dessas comunidades. Por favor, visite nossa Central de Ajuda para obter mais detalhes.

História do Orkut

A rede social foi criada em janeiro de 2004 por Orkut Büyükkökten, um engenheiro turco do Google. Se tornando um grande sucesso no Brasil, ganhou uma versão em português no ano seguinte.

Atingindo a marca de 40 milhões de usuários brasileiros, o Google anuncia que a rede social passa a ser controlada pelo Google Brasil, em parceria com o Google Índia.

No fim de 2011, a rede social começa a ter uma queda vertiginosa no número de usuários, principalmente por conta do sucesso de outras redes sociais, como Twitter e Facebook. Já no inicio de 2012, pesquisas anunciaram que a rede social de Mark Zuckerberg, o Facebook, havia ultrapassado o Orkut no número de usuário únicos no Brasil.

A partir daí, o Orkut, que serviu como porta de entrada na internet para a grande parte dos usuários brasileiros, acabou tornando-se um imenso “cemitério”. Muitos já usavam o Facebook regularmente, mas não encerravam sua conta na rede social do Google.